CPI: Cirurgia promete entregar ala cardiopática até próxima semana

CPI: Cirurgia promete entregar ala cardiopática até próxima semana (Foto: Portal Infonet)

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde fizeram mais uma visita surpresa ao Hospital de Cirurgia na manhã desta segunda-feira, 23. O objetivo foi verificar o funcionamento da ala de cardiopatia da unidade, onde são feitas as cirurgias cardiovasculares.

Foram ao hospital os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Cabo Amintas (PTB) e Seu Marcos (PHS). O que os parlamentares ouviram é que o setor, que passa por obras, retomará as cirurgias já na próxima segunda-feira, 30.

Primeiro, aconteceu uma reunião da CPI com a direção do Cirurgia. Depois, uma visita ao centro cirúrgico e UTI cardiológicas. Para Seu Marcos, presidente da comissão, o balanço é positivo. “Visitamos os leitos, o local onde será a UTI, temos dez vagas e mais18 para quem fez as cirurgias aqui. Estamos satisfeitos. Houve um avanço significativo, e foi visto por nós que houve um empenho da direção do Cirurgia para resolver a demanda”, informa.

Hoje, há cerca de 200 pacientes na fila, aguardando a cirurgia cardiovascular. “O único que faz esse tipo de procedimento é o Cirurgia. Esperamos que na segunda já voltem com as angioplastias ou desobstrução de alguma veia no coração. O Sigau determina a fila. Nossa preocupação também é que não haja alguém passando na frente. Pedimos a relação de quem ainda vai fazer para que possamos acompanhar. A pessoa que estava com um simples problema pode ter agravado e até demorar mais na recuperação. Queremos que essas cirurgias de emergência não se tornem de urgência e demore no tratamento”, frisou Anderson.

Cabo Amintas, no entanto,  “Para mim, só vale quando está funcionando. Não podemos acreditar em tudo que a gente ouve. Estamos longe de estar satisfeitos com o atendimento aqui. Sem dúvida, tentamos visualizar uma melhora futura. Na segunda, vamos procurar saber se está tudo funcionando ou se foi só mais uma promessa não cumprida”.

A imprensa não pôde acompanhar a visita, e os diretores do Cirurgia não concederam entrevista. Por meio de nota, a unidade filantrópica reiterou que os vereadores “comprovaram as obras feitas para as melhorias do Centro Cirúrgico e da nova UTI […] Foi explicado aos parlamentares que a previsão é de que até o início da próxima semana o Hospital retome as atividades da Unidade Cardiotorácica e, consequentemente, as cirurgias cardíacas”.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais