CPI: Cirurgia promete entregar ala cardiopática até próxima semana

0
CPI: Cirurgia promete entregar ala cardiopática até próxima semana (Foto: Portal Infonet)

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde fizeram mais uma visita surpresa ao Hospital de Cirurgia na manhã desta segunda-feira, 23. O objetivo foi verificar o funcionamento da ala de cardiopatia da unidade, onde são feitas as cirurgias cardiovasculares.

Foram ao hospital os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Cabo Amintas (PTB) e Seu Marcos (PHS). O que os parlamentares ouviram é que o setor, que passa por obras, retomará as cirurgias já na próxima segunda-feira, 30.

Primeiro, aconteceu uma reunião da CPI com a direção do Cirurgia. Depois, uma visita ao centro cirúrgico e UTI cardiológicas. Para Seu Marcos, presidente da comissão, o balanço é positivo. “Visitamos os leitos, o local onde será a UTI, temos dez vagas e mais18 para quem fez as cirurgias aqui. Estamos satisfeitos. Houve um avanço significativo, e foi visto por nós que houve um empenho da direção do Cirurgia para resolver a demanda”, informa.

Hoje, há cerca de 200 pacientes na fila, aguardando a cirurgia cardiovascular. “O único que faz esse tipo de procedimento é o Cirurgia. Esperamos que na segunda já voltem com as angioplastias ou desobstrução de alguma veia no coração. O Sigau determina a fila. Nossa preocupação também é que não haja alguém passando na frente. Pedimos a relação de quem ainda vai fazer para que possamos acompanhar. A pessoa que estava com um simples problema pode ter agravado e até demorar mais na recuperação. Queremos que essas cirurgias de emergência não se tornem de urgência e demore no tratamento”, frisou Anderson.

Cabo Amintas, no entanto,  “Para mim, só vale quando está funcionando. Não podemos acreditar em tudo que a gente ouve. Estamos longe de estar satisfeitos com o atendimento aqui. Sem dúvida, tentamos visualizar uma melhora futura. Na segunda, vamos procurar saber se está tudo funcionando ou se foi só mais uma promessa não cumprida”.

A imprensa não pôde acompanhar a visita, e os diretores do Cirurgia não concederam entrevista. Por meio de nota, a unidade filantrópica reiterou que os vereadores “comprovaram as obras feitas para as melhorias do Centro Cirúrgico e da nova UTI […] Foi explicado aos parlamentares que a previsão é de que até o início da próxima semana o Hospital retome as atividades da Unidade Cardiotorácica e, consequentemente, as cirurgias cardíacas”.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais