Crise se agrava na Casa de Saúde Santa Maria em Aracaju

Casa Santa Maria cuida há vários anos de pacientes com problemas mentais (Fotos: Portal Infonet)

Agrava-se à cada dia, a situação dos funcionários da Casa de Saúde Santa Maria, localizada no bairro Novo Paraíso. Eles continuam com os salários atrasados e para se ter uma idéia, não receberam parcelas do décimo terceiro salário, equivalentes a 2010 e 2011. De acordo com eles, o problema [que já foi parar no Ministério Público Estadual] vem piorando por conta do não repasse de verbas por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nós só estamos trabalhando por causa dos pacientes. Tem dois meses que não recebemos salários, nem parcelas de 2010 e 2011. As contas estão todas atrasadas. Aqui está precisando de alguém que chegue com vontade de não deixar a unidade fechar as portas e prejudicar tantos pacientes mentais. A gente pensa em parar, mas hoje mesmo eu não agüentei ver os banheiros sujos e lavei. Eles não tem culpa. Se a Secretaria de Saúde não está mandando os recursos, porque continuam aceitando mais pacientes? Qualquer dia desses, quando a reportagem chegar vai ser acompanhada do IML, para buscar nossos corpos”, lamenta Wellington Alves dos Santos, o ‘xaropinho’, que trabalha há 12 anos em serviços gerais.

Funcionários lamentam situação

Já o funcionário Júlio de Jesus Azevedo, reclama que além do atraso nos salários, os trabalhadores descobriram que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não está sendo depositado.

“É muito revoltante, eu tenho oito anos que trabalho aqui e só tenho cerca de R$ 300 de FGTS. O pior é que precisei falta esta semana e eles nem levaram em consideração que trabalho sem receber e me deram dois dias de punição”, revolta-se Júlio de Jesus.

A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir a direção da Casa de Saúde Santa Maria, mas na unidade de saúde, a informação é de que: “nem a diretoria está aguentando a situação e o Sr. Helder jogou a toalha e saiu. Agora quem está respondendo é o Sr. Mário”, diz uma funcionária sem se identificar acrescentando que se até esta sexta-feira, 30, a categoria não receber os vencimentos atrasados, vai cruzar os braços a partir do sábado, 31.

'Xaropinho': "Estamos trabalhando só pelos pacientes, mas não sabemos até quando"

A informação na Clínica Santa Maria é de que o diretor, identificado apenas por Mário está viajando e que a esposa que poderia falar, está com o filho doente. E ainda que não tem autorização para passar o número do telefone celular.

Resistência

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que "o atraso no pagamento à Unidade Clínica Santa Maria se deve a resistência da mesma em assinar um novo contrato de prestação de serviço com os mesmos valores pagos atualmente, preconizados pelo Ministério da Saúde. Esta ação força a SMS a realizar os pagamentos por processos indenizatórios para cada fatura apresentada pela Clínica, o que demanda um maior tempo de acordo com os processos burocráticos"

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais