Dengue:Agentes de saúde fazem mutirão no Porto da Dantas

Cristina Nunes (Foto: Portal Infonet)

Os moradores bairro Porto Dantas, em Aracaju, receberam a visita dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã desta sexta-feira, 11. A comunidade recebeu a força-tarefa de combate à dengue, que visitaram residências e deram orientações de prevenção do mosquito.

Para a dona de casa Cristina Nunes, a prevenção é de extrema importância para os moradores, uma vez que inúmeros casos de dengue já foram registrados no local. “Fico tranquila em saber que a Prefeitura se preocupa com isso. Nós fazemos a nossa parte, mas tem moradores que não. Por isso a importância desse mutirão”, disse.

O pedreiro José Davi, admite que não toma todos os cuidados com a prevenção do mosquito, mas que permite a entrada  dos agentes em sua casa. “Sempre que eles chegam deixo entrar. É importante que a gente tome conhecimento do mal que faz se não nos prevenirmos”, entende.

Agente Marilda Teixeira (Foto: Portal Infonet) 

Esquistossomose

Com a chegada das chuvas aumenta também a proliferação uma espécie de caramujos, a Biomphalaria glabrata, que transmite a esquistossomose. Para combater a doença, a SMS distribuiu nesta manhã coletora para toda a comunidade do bairro Porto Dantas. De acordo com a agente, Marilda Teixeira, a distribuição é feita e depois coletadas para exames. Os resultados são entregues posteriormente à população.

“Estou distribuindo os coletores e também entregando cerca de 80 resultados de exames de materiais já coletados. Esse também é um trabalho de prevenção contra a doença”, explica.

O Caramujo possui uma bactéria, responsável pela transmissão da esquistossomose. Ela é encontrada exclusivamente em regiões aquosas, a exemplo de lagos e pequenos córregos.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais