Dia D da vacinação contra gripe movimenta unidades de saúde

 

Dia D para vacinação ocorreu neste sábado, 4 (Fotos: Portal Infonet)

O Dia D de vacinação contra a Gripe movimentou unidades de saúde de todos o estado, que abriram excepcionalmente neste sábado, 4, para atender as pessoas que desejam se imunizar contra a Influenza A, H1N1 e H3N2. A vacinação acontece até às 17h em qualquer unidade de saúde dos 75 municípios sergipanos.

Priscila Costa é gerente da Unidade de Saúde Dona Sinhazinha

O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, indivíduos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas até 45 dias do parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Em Sergipe, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a principal meta é ampliar a cobertura vacinal, pois desde que a campanha de vacinação foi iniciada, no último dia 10 de abril, apenas 30% do público-alvo no estado foi vacinado. De um total de 562.414, apenas 180 mil doses foram aplicadas.

Pessoas aguardam para receberem a dose da vacina

“As pessoas ainda não se mobilizando tanto para a vacina porque a campanha ainda está no início. Mas o ideal é que se imunizem o quanto antes, pois o vírus já está circulando antes mesmo do período efetivo de chuvas. É Interessante que as pessoas aproveitem este sábado, que é o dia no qual os postos estão exclusivos para a vacinação até às 17h”, comenta Priscila Costa, que é gerente da unidade de saúde Sinhazinha, no bairro Grageru.

Quem não pôde aproveitar o Dia D tem até 31 de maio para tomar a vacina. “Até o fim do mês, as pessoas poderão procurar qualquer posto de saúde para se imunizar contra a gripe. A vacinação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30”, destaca Priscila.

Hélio e Iolanda aproveitaram a folga de sábado para tomar a vacina

A turismóloga Iolanda Everton aproveitou a folga de sábado tomar a vacina ao lado do marido. “Uma amiga me mandou mensagens informando sobre dias e horários da vacinação. Então, deixei para tomar a vacina neste sábado pra poder trazer o meu marido que trabalha a semana inteira”, conta Iolanda.

“Vimos diversas matérias jornalísticas informando que circula no país uma gripe muito forte. Como nós na já temos o hábito de tomar vacinas, aproveitamos a campanha para também fazer a imunização contra a gripe”, completa o engenheiro Hélio Everton, marido da turismóloga.

Doença

A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode se agravar até o óbito, principalmente em indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para a complicação da infecção. A vacina é a única forma de prevenção contra a gripe, principalmente para os três vírus de maior circulação no país: o H1N1, o H3N2 e a Influenza B.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais