Dia Nacional do Cego: Oftalmologista faz alerta sobre glaucoma

O alerta é do oftalmologista Carlos Augusto de Oliveira (Foto: SES)

O Dia Nacional do Cego é comemorado anualmente em 13 de dezembro, essa data também é conhecida como o Dia Nacional do Deficiente Visual e tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e a discriminação. Por isso, o cuidado com os olhos é essencial para evitar a perda da visão. A prevenção é a chave para a cura de várias doenças e o oftalmologista é o profissional que descobre quando a visão está com algum problema ou alguma doença mais séria.

No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o oftalmologista Carlos Augusto de Oliveira, faz um alerta as pessoas quanto aos cuidados com a visão e sobre o glaucoma, uma doença silenciosa que afeta milhões de pessoas que desconhecem seus sintomas e que aos poucos vão comprometendo a visão.

“O glaucoma pode ser evitado com visitas regulares ao oftalmologista para a realização de exames preventivos. É necessário aferir a pressão intraocular e do nervo óptico que é o encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. O que está acontecendo é que muitas pessoas têm glaucoma e só buscam o médico depois de perceberem algum desconforto no olho. Isso é grave e deve ser levado a sério já que o glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira”, explicou.

Pessoas com histórico familiar de glaucoma têm cerca de 6% de chance de desenvolver a doença. Os fatores de risco incluem pressão intraocular elevada, diabetes, pressão alta, miopia, ter mais de 60 anos, ter uma história familiar dessa condição, entre outros fatores. O glaucoma está classificado em quatro tipos: congênito, secundário, glaucoma de ângulo fechado e glaucoma primário de ângulo aberto, sendo esse último o mais comum e que representa cerca de 90% dos casos registrados.

“Metade das pessoas que sofrem de glaucoma não percebem a perda de visão progressiva até que a doença esteja em uma situação avançada. O tratamento de glaucoma deve ser feito com avaliações oftalmológicas periódicas, nas quais serão observadas a pressão intraocular, o aspecto do nervo e os fatores de risco. Caso haja algum indício que exista a doença, existem exames complementares que devem ser feitos como campo visual computadorizado, OCT de nervo ótico, entre outros”, pontuou o oftalmologista.

Em função de ser uma doença silenciosa, porém com um potencial agressivo muito grande com relação ao nervo ótico, todos os pacientes principalmente os que têm histórico familiar de glaucoma devem ter acompanhamento oftalmológico periódico.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais