Duas unidades de saúde passam por reformas na capital

Passam por reforma as unidades Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio e Dona Sinhazinha situada no Grageru (Foto: Sílvio Rocha)

Melhorar a vida dos usuários e funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital sergipana. Esse é o objetivo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ao realizar revitalizações, reformas e ampliações nos equipamentos. Atualmente, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estão sendo revitalizadas, simultaneamente, as unidades Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio e Dona Sinhazinha situada no Grageru.

A Unidade Básica de Saúde Hugo Gurgel passa por revisão de telhado, da parte elétrica e hidrossanitária; pintura geral interna e externa; troca de todas as grades e esquadrias, que atualmente são de madeira e serão colocadas de alumínio; e individualização dos consultórios odontológicos, que hoje estão duas cadeiras odontológicas em uma única sala.  A revitalização do local chega a 25%.

Segundo a engenheira e coordenadora de Infraestrutura da SMS, Carla Christine Santos, o trabalho realizado pela Prefeitura vai possibilitar mais conforto e dignidade para quem frequenta a unidade.  “Estamos fazendo serviços nesses locais com o intuito de melhorar o atendimento. Já fizemos a ampliação da unidade, dispondo de três consultórios com banheiro exclusivo, mas vamos entregar com a revitalização. A expectativa para término dos serviços é meados do mês de junho, caso não ocorra nenhuma intercorrência grave”, informou a engenheira .

Na UBS Dona Sinhazinha, 23% dos serviços já foram executados. “Estamos trabalhando para entregar um local ainda melhor. A fachada, por exemplo, ficará mais ampla, vamos realizar o fechamento das caixas antigas de ar-condicionado e estamos analisando a situação das grades. A gente já retirou o muro da frente, por solicitação do Conselho Local da Saúde, pois aquele muro servia para esconder os usuários de drogas e para necessidades fisiológicas. Os funcionários chegavam de manhã e se sentiam incomodados com o mau cheiro”, completou.

Ainda de acordo com a engenheira, a caixa de concreto, onde funcionava um reservatório de água que já estava desativado há alguns anos, foi demolida. “Esta ação vai ajudar no combate ao Aedes aegypti. Vamos fazer a pintura interna e externa, fazer a individualização dos dois consultórios odontológicos e a pactuação com o CRO-SE. Também iremos adequar o banheiro da sala de observação que está fora das normas de acessibilidade. Será ampliada a recepção, mas sem derrubar nenhuma parede, somente com estudo de longarinas. Além disso, vamos separar a recepção do arquivo, pois hoje os dois estão no mesmo ambiente”, enfatizou.

A engenheira informou também que algumas ações foram iniciadas, como a instalação de alguns aparelhos de ar-condicionado split. “Já fizemos a revisão do telhado e a revisão elétrica. Além disso, hidrossanitária também está em andamento. Vale destacar ainda que já começamos a descascar, fazer emassamento e o reboco onde for necessário para, depois, pintarmos. Enfim, será uma grande revitalização”, afirma.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais