Educação inicia ação contra o Tabagismo nesta quarta, 28

A quinta-feira, 29, será marcada como o Dia Nacional de Combate ao Fumo (Foto: arquivo/Portal Infonet)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Rede Qualivida, iniciará a partir desta quarta-feira, 28, uma vasta programação contra o Tabagismo. As ações fazem parte do Projeto "Pare de fumar caminhando e correndo", que tem o objetivo de oferecer um ambiente livre de cigarro aos servidores da Secretaria. Já a quinta-feira, 29, será marcada como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A programação das atividades terá início com a retirada dos cinzeiros que atualmente estão distribuídos nos corredores e instalação das faixas informativas. Já no dia 29, a partir das 8h, técnicos do Qualivida visitarão os setores para orientar e distribuir folders. Às 9h30, será feito o descerramento das placas indicativas contra o tabagismo pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

Segundo Talita Siqueira, enfermeira da Rede Qualivida, o fumante passivo, apesar de não fumar, sofre as mesmas consequências que um fumante ativo. "Estamos desenvolvendo estas ações juntamente com o projeto, com o intuito de propiciar uma melhor qualidade de vida aos servidores. Aqueles que queiram parar de fumar vamos auxiliá-los no que for preciso", declarou a enfermeira.

Projeto

O Projeto "Pare de fumar caminhando e correndo", promovido pela Seed, tem por intuito propiciar atividades de saúde que estimulem os servidores a pararem de fumar. Serão prestadas as informações necessárias caso o servidor fumante queira buscar serviços especializados.

Os funcionários também serão orientados sobre a Lei (9294/96 /12.546 e 3756/09), que normatiza a proibição do consumo de fumígeros em ambientes públicos e orientar os servidores a respeito dos malefícios do cigarro. Tudo isso ocorrerá através dos meios de comunicação, como folders e internet, e durante o acompanhamento físico e de saúde.

Os servidores que desejarem parar de fumar poderão ter o apoio psicológico, de enfermagem, consulta médica e acompanhamento do educador físico para diversas atividades. Aqueles casos mais específicos serão encaminhados para o Hospital Universitário (para pacientes residentes em municípios que não possuem o programa de controle do tabagismo) ou para o CEMAR do Augusto Franco (para pacientes residentes em Aracaju). Os fumantes passivos poderão também participar das atividades do programa.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais