Edvaldo empossa profissionais de saúde

(Fotos: Lízia Martins)

Dando continuidade à programação alusiva aos 157 anos de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira deu posse a 214 novos profissionais que irão atuar em 19 áreas da saúde municipal. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório do Hotel Mercure, que ficou lotado com a presença dos empossados, seus amigos e familiares.

São 9 médicos, 19 farmacêuticos, 5 fisioterapeutas, 4 nutricionistas, 20 psicólogos, 5 fonoaudiólogos, 6 assistentes sociais em saúde, 5 atendentes de consultório dentário, 109 auxiliares de enfermagem, 5 dentistas, 24 enfermeiros e 3 técnicos de enfermagem que passam a integrar a rede municipal de saúde, reduzindo o déficit de profissionais.

O prefeito de Aracaju explicou que foi realizado um levantamento sobre a necessidade de profissionais nas unidades de saúde da capital e, com isso, solicitado o chamamento dos aprovados no concurso realizado em 2008. "Estamos completamos o quadro, o que nos permitirá prestar um serviço de mais qualidade à população aracajuana", frisou.

Destacando que a atual gestão não tem medido esforços para melhorar a saúde pública no município de Aracaju, Nogueira lembrou aos presentes que no ano de 2000 o orçamento total da Prefeitura Municipal era de R$ 160 milhões e que, em 2012, a gestão irá investir quase R$ 400 milhões apenas na área da saúde. "Sei que ainda temos muito que melhorar, mas estamos trabalhando para oferecer uma saúde de qualidade aos moradores de Aracaju", informou o prefeito.

"A saúde é um desafio constante, as demandas crescem à cada ano e é nossa obrigação oferecer um serviço de qualidade, acolhendo nossos cidadãos com dignidade, carinho e respeito", pediu Edvaldo, informando que apesar de ter menos de meio milhão de habitantes, a capital sergipana tem, cadastrados em seu domicílio, cerca de dois milhões de cartões do Sistema Único de Saúde.

"Nós cuidamos da população que vive em Aracaju, mas também acolhemos com o mesmo cuidado e carinho as demandas de municípios e de Estados vizinhos", disse.

O vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, não pôde estar presente ao evento por motivos de saúde. Por telefone, ele falou de sua satisfação com a chegada dos novos profissionais. "Contratar profissionais para garantir o funcionamento pleno da Saúde, da Atenção Básica à Rede de Urgência e Emergência, tem sido uma estratégia para promover um melhor atendimento ao usuário. De 2011 pra cá, já são quase 500 novos servidores. Lembrando que esse processo ganhou um reforço em maio do ano passado, com a realização do concurso público para médicos de 20 especialidades", pontuou Silvio.

Também presente à solenidade, a secretária municipal de Administração, Lucivanda Nunes, afirmou que a política de valorização do servidor e de humanização do trabalho são marcas da gestão Edvaldo Nogueira. "Mais uma convocação de um concurso que foi realizado há quatro anos e que está se encerrando. A gente fecha com chave de ouro esse concurso, estruturando o quadro de pessoal para que a gente possa fazer de Aracaju uma cidade cada vez melhor para os seus moradores".

Melhorias

Apenas no ano de 2011, a prefeitura revitalizou onze Unidades Básicas de Saúde, reabriu a Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel, reforçando o trabalho de atendimento pediátrico realizado na Unidade de Saúde Fernando Franco, no Augusto Franco.

Aracaju também ganhou, em 2011, sua segunda Farmácia Popular, proporcionando a ampliação da venda de medicamentos essenciais com descontos de até 90%, além de fornecer gratuitamente remédios para portadores de diabetes e de hipertensão.

Também continua em funcionamento no Hospital Nestor Piva, o único serviço de atendimento em urgência odontológica do Estado de Sergipe. Lá são atendidas mensalmente cerca de 250 pessoas, o que rendeu a Aracaju o Prêmio Brasil Sorridente no ano de 2010.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais