Enfermeiros pedem apoio aos vereadores por melhorias

Greve continua (Fotos: Portal Infonet)

Os enfermeiros do município estiveram na manhã desta quarta-feira, 28, em frente a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O Sindicato foi pedir apoio aos vereadores para a reivindicação da categoria. Em assembleia realizada na última terça-feira, 26, a categoria decidiu dar continuidade a greve por tempo indeterminado, iniciada no dia 19 de março.

Dentre as reivindicações da categoria está a isonomia para concessão de benefícios, participação na discussão do estatuto dos servidores municipais, além de melhoria nas condições de trabalho para os enfermeiros.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Flávia Brasileiro, informou que a categoria foi pedir apoio aos vereadores da bancada de sustentação do governo municipal para reabrir um canal de discussão e negociação com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

“Infelizmente antes de ontem foi anunciado o reajuste e não foram dadas explicações a categoria, então a gente não conseguiu entender quem é que vai receber a menor faixa ou a maior faixa porque foi dado um intervalo de 23% a 35% do reajuste. Foi divulgado que os enfermeiros iriam passar a receber um salário de R$ 6 mil reais, a gente não enxerga isso como uma realidade. Nós tivemos que recorrer a uma greve e a imprensa pra gente poder ser atendido. Ontem tava ai o pessoal dizendo, voces estão recebendo R$ 6 mil, querem mais o que?. Não é isso, essa não é a nossa realidade”, afirma Flávia.

A presidente do SEESE, Flávia Brasileiro

Até o momento, a greve conta com a adesão de 93,7% dos enfermeiros do município segundo levantamento do Sindicato. O movimento entra em seu décimo dia de greve, sendo que apenas as unidades João Oliveira Sobral (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Amélia Leite (Suissa), Niceu Dantas (Mosqueiro), Max Carvalho (Luzia), Oswaldo de Souza – Caic (Getúlio Vargas) e a unidade Augusto Franco (Augusto Franco), contam com a presença dos profissionais.

Quem também esteve na CMA e tomou como surpresa a presença dos enfermeiros na porta da Câmara foi o vereador Josenito Vitale, o Nitinho (DEM). “Eu tomei como surpresa porque eu fiquei, até o primeiro momento, quando o prefeito fez o anúncio e os servidores praticamente sendo contemplados, acreditando no discurso do prefeito Edvaldo Nogueira. Acho que não devemos torcer pelo fracasso da administração, acho que tem crescer e principalmente beneficiando os funcionários e a população. Mais uma vez o prefeito lança um projeto na verdade dando alguns ganhos para a categoria e retirando alguns ao mesmo tempo. Ainda não recebi o projeto, vou pegar, conversar com os representantes dos enfermeiros para saber detalhadamente quais as perdas para esses servidores ”, diz o vereador.

SMS

O vereador Josenito Vitale (DEM) diz que vai rever o projeto

Por diversas vezes a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou em nota que a Mesa de Negociação da Prefeitura seguiu calendário de reuniões com todas as categorias. Assim como os demais sindicatos, o dos enfermeiros também foi recebido pela mesa mais de uma vez. A Secretaria diz ainda que aguarda as orientações da Mesa de Negociação, já que a paralisação teve início antes do anúncio da política salarial.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais