Estoque de vacina contra gripe em Aracaju está esgotado

0
Vacina contra gripe acabou nos postos de saúde de Aracaju (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta quarta-feira, 5, que o estoque de vacinas contra gripe nos postos de saúde de Aracaju estão esgotados. A vacinação contra a gripe ocorreu entre os dias 10 e 31 de maio para o grupo prioritário e foi aberta a população em geral no último dia 3 de junho.

“A campanha foi aberta para toda a população depois da Nota Informativa nº 129/2019 lançada pelo MS. Hoje, estamos com o estoque finalizado, já que, em algumas unidades, já não tem mais a oferta da vacina para a população. Orientamos às unidades para assegurar somente as segundas doses para as crianças que são primo-vacinadas, ou seja, que tomaram a vacina pela primeira vez e após 30 dias têm que tomar a segunda dose para ficar imunizadas contra a influenza”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização e de Doenças Imunopreveníveis, Ilziney Simões.

O Ministério da Saúde já havia informado que a vacina para toda a população seria realizada até que durassem os estoques. Por enquanto, não há previsão para envio de novas vacinas.

A SES reforçou que a vacinação é restrita à duração dos estoques e orientou para que população dos demais municípios de Sergipe obtenha informações quanto à vacinação em suas localidades.

Vacinação

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria/2/87. Entre os dias 10 e 31 de maio, Sergipe imunizou 86% do público alvo, ou seja, registrou 492.777 vacinas aplicadas.

por Verlane Estácio
com informações da SMS

Comentários