Fila de espera por doação de órgãos chega a quase mil pessoas em SE

Fila de espera por doação de órgãos chega a quase mil pessoas em SE
(Foto: HU/SE)

Segundo dados atualizados da Central de Transplantes de Sergipe, aproximadamente 960 pessoas estão à espera por doação de órgãos. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou oficialmente nesta quarta-feira, 1º, a campanha ‘Setembro Verde’, mês destinado à importância sobre a conscientização da doação de órgãos.

Ainda segundo a Central de Transplantes, as 960 pessoas que estão à espera de doador divide-se em dois grupos: 340 pacientes que estão na lista de espera por córnea e outras 650 pessoas que aguardam por um rim.

“Estamos com o Hospital Universitário de Aracaju autorizado para realizar transplante renal.  No entanto, a equipe ainda está participando de um treinamento no Albert Einstein, através de uma tutoria oferecida pelo Ministério da Saúde”, diz a Central.

Em Sergipe, a Central de Transplantes diz ainda que há cerca de 1.300 pessoas fazendo alguma modalidade de diálise. “Nesse caso, o preconizado é que de 40% a 50% desses usuários estejam inscritos para transplante renal, o que corresponde ao total de 650 pessoas, aproximadamente, que estão à espera de um rim”, explica.

Com o objetivo de aumentar o número de doadores, a SES informou que irá promover uma programação especial durante o mês de setembro para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos

“Ser doador de órgãos é ser a esperança de vida de outra pessoa. Durante todo o mês de setembro a Secretaria de Estado da Saúde junto à Central de Transplante de Sergipe realizará palestras, passeios ciclísticos e exposições para fortalecer a importância da doação de órgão”, relata.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais