Finados: uso de flores em jarros com terra é recomendado

Prevenção deve ser realizada no dia de Finados (Foto: Arquivo Infonet)

Durante a tradição de visitação aos cemitérios no Dia de Finados, 2 de novembro, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, recomenda que população leve flores naturais em jarros ou vasos, plantadas com areia ou terra.

"Devemos manter nossa tradição em visitar os túmulos dos nossos entes queridos. Mas nesses locais e datas solenes também devemos ajudar na prevenção da dengue. Em vez de jarros com flores diretamente na água, as flores plantadas com terra impedem o surgimento de novos reservatórios de larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue", esclarece a secretária.

Stella Maris afirma que dentro dos cemitérios públicos, os agentes de endemias mantêm o trabalho de eliminação de focos e larvas de mosquito da dengue, rotineiramente.

Programação

Depois do feriado, a partir de segunda-feira, 5, uma equipe de agentes de endemias fará a eliminação de prováveis focos de larvas do Aedes aegypti, dentro dos cemitérios.

"Esses locais estão entre as áreas de maior probabilidade de desenvolver o Aedes aegypti. Ainda é muito comum a utilização de vasos de flores diretamente na água. Inclusive, é comum a presença de vasos presos nos túmulos e carneiras", informa a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da Prefeitura de Aracaju, Taíse Cavalcante.

Segundo Taíse, os cemitérios fazem parte do rol de áreas estratégicas do Programa da Programa Municipal de Controle da Dengue. "Durante todo ano, quinzenalmente, os agentes de endemias realizam atividades de controle do mosquito da dengue, como a borrifação de inseticida", diz a coordenadora.

Além da ação dos agentes de endemias, os agentes da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) realizam limpeza interna nos dois cemitérios públicos, João Batista e Helena Alves. Já nos cemitérios privados, os agentes fazem o serviço do lado de fora.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais