Fusão do Samu é tema de encontro

Emmanuel Messias fala da fusão (fotos: Bruno César)

Para tirar dúvidas, ouvir sugestões e debater um pouco sobre a nova rotina, a diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) promoveu um café da manhã na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com os servidores. Da conversa,  ocorrida nesta esteve segunda-feira, 03, participaram o diretor geral da FHS, Emanuel Messias, o diretor operacional, Edvaldo dos Santos, e o diretor de Atenção Básica de Saúde da Secretaria de Saúde de Aracaju, Paulo Sérgio Nunes, além do superintendente do serviço, Leonardo Coelho.

O encontro foi promovido por conta da fusão do Samu Aracaju com o Samu Sergipe. O serviço era dividido em duas instâncias. A primeira, correspondente ao antigo Samu Aracaju, atendia à capital. Já o Samu Sergipe ficava responsável pelo atendimento dos outros 74 municípios do estado. Desde a fusão, que aconteceu no dia 27 de março, todas as chamadas são reguladas por uma única central.

“Hoje somos um só serviço. Por isso, decidimos realizar este encontro e vamos realizá-lo em dias da semana diferentes para contemplarmos todos os funcionários de plantão. A idéia é que possamos aproximar a gestão e explicarmos os novos processos de trabalho aos servidores”, frisou Emanuel Messias.

Equipes durante café da manhã

A partir de um termo de cessão, os 190 servidores do antigo Samu Aracaju foram colocados à disposição da FHS – órgão que gerencia o serviço. Eles foram cedidos com todos os direitos já conquistados garantidos, além da manutenção dos salários e da carga horária. Os servidores que aceitaram a cessão para a Fundação, depois de um ano, ainda poderão optar por continuar ou não no serviço.

“As secretarias de Saúde do Estado e de Aracaju conversaram bastante sobre o processo de fusão. Durante as conversas, ficou acordado que todos as conquistas dos trabalhadores seriam mantidas. Além disso, tínhamos a intenção de descentralizar a base do Samu na capital e aumentar a frota. No entanto, não tínhamos assegurado os recursos. Com a fusão, estas melhorias do serviço foram conquistadas”, relatou  Paulo Sérgio.

Os servidores do serviço que era gerido pela Prefeitura de Aracaju agora atuam com os cerca de 800 trabalhadores do antigo Samu 192 Sergipe. Conforme frisou o superintendente do serviço, Leonardo Coelho, o processo de fusão foi tranquilo. “O que aconteceu não foi uma mera alocação dos servidores do município dentro da rotina de trabalho dos trabalhadores do estado. Foi criado um novo processo de trabalho, já que atender a capital tem as suas particularidades. Todos os funcionários do serviços estão em processo de adaptação, que tem sido muito tranquila”, enfatizou.

Fonte: Ascom FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais