Gestores abrem Congresso de Secretarias de Saúde

(Foto: divulgação)

O fortalecimento das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Este foi o tema central, abordado por todos os gestores da saúde, durante a solenidade de abertura VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste, coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). Realizado na noite da última quarta-feira, 28, em Aracaju, o evento reuniu técnicos, prefeitos e autoridades ligadas a área da saúde.

A cerimônia contou com as presenças dos presidentes do Cosems do Nordeste, Willames Bezerra (Ceará); Raul Molina (Bahia); Iolete Arruda (Maranhão); Ana Claudia Matos (Pernambuco); Solane Costa (Rio Grande do Norte) e Maria Costa representando (Alagoas).

Na ocasião, o presidente do Cosems/SE, Saulo Eloy Filho, comentou da satisfação em sediar o evento com a participação de 25 membros do colegiado de todas as regiões do País. “Através dos seminários, reuniões e oficinas com a reunião de todos esses gestores poderemos traçar diretrizes e alinhar as próximas ações da saúde. Essa é uma grande oportunidade de aprendizado coletivo com todos aqueles que defendem a promoção do acesso igualitário e integral ao Sistema Único de Saúde”, defendeu.

Representando o ministro da saúde, Alexandre Padilha o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz Odorico Carvalho ressaltou o trabalho da saúde pública feito no Brasil. “Embora a saúde seja o principal problema social do país, a nossa equipe no Ministério, junto com os estados e municípios tem trabalhado para melhorar a garantia do acesso do usuário aos serviços ofertados pelo SUS. Temos avançado e queremos melhorar ainda mais”, enfatizou.

Já o governador de Sergipe em exercício, Jackson Barreto elogiou a realização do evento sediado na capital. Na oportunidade ele, falou dos dados relativos aos investimentos do governo estadual na saúde. “O compromisso do governo do Estado de Sergipe e da presidenta Dilma Roussef com os investimentos são cada vez maiores em saúde pública. Esse é um encontro histórico, pois o Nordeste e Sergipe, que poderá resultar em novas estratégias de ofertas e melhorias dos serviços de saúde“, destacou.

Termo de doação

Durante a solenidade de abertura do evento, o governador em exercício do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro, assinaram o termo de doação que oficializa a fusão entre o Samu 192 de Aracaju e de Sergipe.

Municípios

Presentes a solenidade o prefeito de Socorro, Fábio Henrique e o secretário de Finanças de Aracaju, Jeferson Passos, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, traçaram uma radiografia dos investimentos dos municípios na saúde. “A diminuição do repasse aos municípios, aliado a injusta divisão de impostos, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios coloca os municípios mais pobres numa situação complicada para atender toda a rede de saúde”, desabafou Fábio Henrique.

“A Prefeitura de Aracaju destina um terço da sua receita para a área, ou seja, 33% do orçamento total da Prefeitura. Enquanto a lei determina que o mínimo a ser destinado seja de 15%, nós destinamos 18%, justamente por entendermos que, embora existam demandas em todas as áreas, a saúde é a mais especial”, informou Jeferson Passos.

Fonte: Asscom Cosems/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais