Governo do Estado treina municípios para triagem visual

Luciana Boaventura referência técnica da SES para a PSE (Foto: SES)

O Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (SES) e Educação (SEED), reúne os técnicos e gestores de 38 municípios, na próxima sexta-feira, 15, para a "Qualificação de profissionais de saúde e educação para triagem visual". A capacitação é uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE).
   
A capacitação, que será realizada no auditório do Ministério da Saúde (MS), em Aracaju, vai treinar os técnicos para identificar a dificuldade dos estudantes em perceber a forma e o contorno ideais de objetos. "A realização da triagem não é o diagnóstico de doenças visuais. Ela identifica a possível necessidade de uso de óculos e o estudante é encaminhada para um oftalmologista. Os problemas visuais prejudicam o pleno desenvolvimento escolar, pois podem causar dor de cabeça e falta de concentração", disse Luciana Boaventura, referência técnica da SES para o PSE.

Os 38 municípios serão divididos em duas turmas, a da manhã e da tarde. O treinamento é divido em parte teórica e prática, com a disponibilização de material, inclusive DVD auto-explicativo. O material também está disponível no site do MS, exceto o DVD.    

De acordo com a técnica da SES, novas turmas serão abertas para a capacitação. "O treinamento para triagem visual terá outras datas e novas turmas que ainda serão agendadas", finalizou Luciana Boaventura.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais