Grupos prioritários vão receber reforço da bivalente a partir de hoje

Para os grupos prioritários, a vacinação de reforço bivalente se inicia nesta terça-feira, 12 (Foto: Ascom/Prefeitura de Aracaju)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o reforço bivalente contra a covid-19 estará disponível, a partir desta terça-feira, 12, para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. A vacinação pode ocorrer em qualquer uma das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos três shoppings da capital.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a recomendação do Ministério da Saúde acontece como forma de prevenção e controle da covid-19.

“O surgimento de novas sublinhagens eleva a preocupação em se proteger. Por essa razão, o Ministério da Saúde liberou a dose de reforço bivalente para os grupos prioritários. A ação de medidas de prevenção se faz necessária e o método mais eficaz para que o controle da doença seja mantido em todo o país é por meio da vacinação”, reforça Larissa.

São consideradas imunocomprometidas aquelas pessoas em tratamento de câncer, pacientes em hemodiálise, imunodeficiência grave, transplantados de órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pulmão), pessoas vivendo com HIV/Aids e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, crohn, retocoloite ulcerativa).

Além disso, a Saúde de Aracaju lembra que todos os aracajuanos devem manter o esquema vacinal atualizado com as doses recomendadas para cada faixa etária. O Ministério da Saúde ressalta que todas as vacinas disponíveis atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes. Para se vacinar, basta comparecer a uma das 45 USFs espalhadas por toda a capital, portando documento oficial com foto e cartão de vacina. Nos shoppings, é possível se vacinar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

As duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil foram identificadas em pelo menos quatro estados brasileiros. A sublinhagem JN.1, detectada em exames realizados no Ceará, vem ganhando proporção global, correspondendo a 3.2% das detecções no mundo. Já a sublinhagem JN.3, também verificada recentemente no estado nordestino, vem sendo monitorada pelo ministério nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, nos últimos meses. As subvariantes já foram encontradas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Ascom/Prefeitura de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais