HC realiza 1ª neurocirurgia do Brasil com mapeamento das emoções

1ª neuro do Brasil com mapeamento das emoções (Fotos: Hospital de Cirurgia)

Percussor e referência da Neurocirurgia em Sergipe, o Hospital de Cirurgia (HC), mais uma vez, fez história. A instituição hospitalar realizou pela primeira vez no Brasil um mapeamento das emoções – por meio de teste de inteligência artificial – durante neurocirurgia com paciente acordado, com o auxílio de equipe multidisciplinar (fonoaudiologia e psicologia). O autor do método inovador, o neurocirurgião espanhol Dr. Jesús Martín-Fernández, foi o responsável pela execução dos procedimentos cirúrgicos.

Desde 2019, o Cirurgia executa a técnica da neurocirurgia com paciente acordado no âmbito do SUS, que, através de mapeamento durante a operação, localiza as áreas responsáveis pelo movimento, linguagem, visão, senso espacial, comportamento e emoções. Em 2022, o hospital inovou, mais uma vez, e fez pela primeira vez em Sergipe o método do paciente acordado com a participação de psicóloga e fonoaudióloga, que faz testes específicos antes, durante e pós-cirúrgico. E, agora, o HC realizou a metodologia internacional de mapeamento das emoções de Dr. Jesús Fernández.

Equipe durante a cirurgia

No HC, o médico espanhol realizou nesta segunda e terça-feira, 11 e 12, duas neurocirurgias com paciente acordado para retirada de tumor cerebral com mapeamento das emoções – que duram mais de oito horas – juntamente com sua equipe espanhola (o neurocirurgião Dr. Pedro Péret del Rosario e a neuropsicóloga Natalia Navarro Peris). Eles já percorreram mais de 10 países pelo mundo, como França, Polônia, Argentina, Uruguai e Chile, para executar o método.

Convite

Dr. Jesús Fernández – que também é maestro de orquestra e compositor musical – veio pela primeira vez ao Brasil a convite do Serviço de Neurocirurgia do Cirurgia, por intermédio do neurocirurgião Dr. Augusto Esmeraldo, que é integrante do serviço e responsável pela primeira neurocirurgia com paciente acordado com auxílio inédito de equipe multi no HC.

Dr. Augusto Esmeraldo, que acompanhou Dr. Jesús Fernández e sua equipe na realização dos dois procedimentos, conheceu o espanhol durante um intercâmbio em Montpellier, na França, com o professor Hugues Duffau, considerado médico revolucionário da neurocirurgia e responsável pela criação do método da neuro com paciente acordado no mundo. Dr. Jesús é aluno de Duffau e aperfeiçoou a técnica criada pelo francês.

“Esta é a primeira vez no Brasil que é feita uma neurocirurgia com paciente acordado com mapeamento das emoções. Isso foi possível graças à presença da equipe chefiada por Dr. Jesús, que trabalha há dois anos com Duffau e aperfeiçoou a técnica. Por mexer em áreas responsáveis pelas emoções, este método que vem sendo desenvolvido por Jesús faz toda diferença na qualidade de vida do paciente”, relata Dr. Augusto Esmeraldo.

Inteligência artificial

Há um ano, Dr. Jesús Fernández vem percorrendo o mundo para compartilhar e validar sua metodologia de mapeamento das emoções em hospitais que realizam atendimento público. “Desde que terminei a minha residência em neurocirurgia, passei a focar na cirurgia com pacientes acordados e desenvolvi a técnica de mapeamento das emoções. Criei avatars com inteligência artificial para mapear as regiões do cérebro que são responsáveis pelas emoções”, explica.

A metodologia de Dr. Jesús Fernández para o mapeamento das emoções foi aplicada pela primeira vez em fevereiro de 2023, na cidade de Barcelona, na Espanha. “A partir daí, começamos a viajar pelo mundo, visitando os lugares onde somos convidados para divulgar a neurocirurgia com pacientes acordados, com o objetivo de melhorar a vida desses pacientes. Estamos testando a técnica e vendo resultados positivos”, relata Dr. Jesús Fernández.

Para o médico espanhol foi uma satisfação praticar sua técnica no HC. “Está sendo um grande prazer poder capacitar a equipe do hospital. Agradeço ao Dr. Rilton e ao Dr. Augusto Esmeraldo por nos receber tão bem aqui, ao Cirurgia que colocou à nossa disposição todos os equipamentos, estrutura e equipe. Me senti muito acolhido”, destaca.

Pacientes beneficiados

Um dos pacientes contemplados com a técnica internacional foi Magna Nascimento do Vale Reis, 45 anos, da cidade de Santo Amaro das Brotas. Ela foi operada nesta terça-feira, 12. O procedimento, de acordo com a equipe médica, foi satisfatório.

“Descobri um tumor do lado direito do cérebro e, para fazer a remoção, aceitei fazer a cirurgia acordada para minimizar os riscos pós-cirúrgico. Estou me sentindo muito privilegiada de passar por essa experiência com uma equipe especialista, incluindo profissionais de fora do país. Eles me explicaram tudo, me acolheram, realizaram alguns testes. Tudo com muito profissionalismo”, afirma Magna Nascimento.

Neurocirurgia de ponta

Para a Direção do Hospital de Cirurgia e para o Serviço de Neurocirurgia da instituição é um orgulho e satisfação executar o método inovador no Brasil, além da grande oportunidade de aprendizado.

“O Serviço de Neurocirurgia do HC é referência em Sergipe e no Brasil, então, essa experiência que tivemos, recebendo a equipe de Dr. Jesús, mostra que aqui realizamos cirurgias de alto nível e que nossos profissionais são qualificados e com capacidade para realizar as mais evoluídas cirurgias. É mais uma marca para a história de pioneirismo do Cirurgia”, enfatiza Dr. Augusto Esmeraldo.

Para o neurocirurgião e diretor técnico do Cirurgia, Dr. Rilton Morais, o desenvolvimento do método no Cirurgia só evidencia o nível de excelência dos serviços de alta complexidade prestados pela instituição filantrópica a pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Hospital de Cirurgia é um dos principais centros de neurocirurgia no Brasil, e principalmente, no Nordeste do país. E essa nova técnica só vem trazer mais inovação para o que já fazemos aqui com alta qualidade. Este método de mapeamento das emoções continuará acontecendo em Sergipe, no Hospital de Cirurgia, através dessa parceria com o Dr. Jesús Fernandez”, informa Dr. Rilton Morais.

Fonte: Hospital de Cirurgia

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais