Hemocentro realiza celebração pelo Dia Nacional do Doador de Sangue

O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários (Foto: SES)

Nesta segunda-feira, 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), recepcionará os doadores de forma especial em agradecimento ao gesto altruísta e de amor ao próximo. As atividades integrativas serão realizadas a partir das 8h30, na recepção do Hemose.

 A programação contará com apresentação musical, coral do  Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), homenagem aos doadores, aos aniversariantes do dia, àqueles com maior número de doações efetivadas e doadores de aférese.  Os parceiros que incentivam a doação de sangue receberão o certificado ‘Parceiro Solidário’.
O Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende  33 unidades de saúde entre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada. Ao todo, as unidades realizam uma média de 2 mil transfusões de sangue ao mês, para atender cirurgias de grande porte, pacientes portadores de leucemias, anemias crônicas, em tratamento oncológico, renais crônicos, portadores de anemia falciforme, dentre outras enfermidades
Das doações efetivadas diariamente na unidade de hemoterapia, 72,40% são do público masculino e 27,60% são doações femininas. O percentual de jovens na faixa etária de 18 a 28 anos de idade corresponde a 39% das doações registradas. O serviço ambulatorial do Hemose também oferece atendimento com equipe multidisciplinar para pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias, sendo as principais delas hemofilia, talassemia, anemia falciforme, doença de Von Willebrand e Gauche.
 Sobre a data
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco. A criação da data teve como finalidade homenagear os voluntários e estimular a população brasileira para o ato regular da doação de sangue.
Fonte: SES
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais