Hemocentro solicita apoio para o estoque de sangue

Durante o carnaval, serviço de coleta será diferenciado (Foto: divulgação)

Visando garantir o estoque de sangue para atendimento da rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforça a necessidade da colaboração de doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos. A solicitação tem como finalidade ampliar o número de doações durante estes quatro dias que antecedem o carnaval.

A assistente social, Teresa Leite Lisboa, e a enfermeira, Florita Aquino, comentaram sobre o funcionamento do serviço no período do carnaval e convidaram a população para contribuir com a doação de sangue. "O número de doações não tem sido satisfatório, com uma média diária de apenas 70 doações, quando o ideal seria pelo menos 120 doações por dia. É importante que a sociedade se mobilize, pois o sangue só é produzido no corpo humano, sendo que uma única doação pode salvar até quatro vidas", destacaram.

Conforme as profissionais, os hemocomponentes produzidos a partir do sangue "plaquetas, hemácias e plasma atendem aos mais variados tratamentos de saúde. No caso das plaquetas, por exemplo, são essenciais para o grupo de pacientes oncológicos e, também, para aqueles que foram submetidos a transplante de órgãos, sendo a sua duração de apenas 4 (quatro) dias. ?Por isso as doações precisam ser feitas com regularidade", alertaram as gestoras da Captação e Coleta do Hemose.

É importante lembrar a população que o Hemocentro de Sergipe é responsável pela coleta, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes para o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) Hospital Universitário (HU), Hospital Cirurgia, Maternidades, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, além de hospitais conveniados.

Nesse sentido, a instituição esclarece que, devido ao feriado de carnaval, o serviço de coleta de sangue irá funcionar com horários diferenciados. No dia 1º de março, sábado, a doação funciona das 8h às 12h; Já no dia 2, domingo, não tem expediente; no dia 3, segunda de carnaval, o Hemose funciona das 8h às 12h; enquanto no dia 4, terça-feira, feriado de carnaval, não haverá expediente; e no dia 5, quarta-feira de cinzas, o serviço retorna das 13h até às 17h.

Seja um doador

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original de identidade com foto, não comparecer ao serviço em jejum, evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem à doação e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. As pessoas interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.

Fonte: Hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais