Hemose alerta para estoque baixo e pede doações de sangue

(Foto: Ascom/SES)

Com oscilação nos números de doações por dia, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com dificuldades para manter seu estoque de sangue, que preocupa ao atingir um nível abaixo de 50%.

De acordo com o Hemose, a média de doações de sangue por dia está entre 50 e 70 e normalmente só ultrapassa esse quantitativo quando há campanhas  com grupos fidelizados e coletas externas. A situação é preocupante, uma vez que o quantitativo recomendável é de 120 a 150 doações ao dia.

O Hemose alerta que a falta de sangue pode impactar no atendimento da demanda transfusional realizado na rede hospitalar do Estado. O sangue colhido é direcionado para o atendimento de pacientes em tratamentos oncológicos, com leucemias, aplasias, anemias crônicas, doenças do sangue, como Anemia Falciforme, além de cirurgias  (cardíacas, ortopédicas, obstétricas, dentre outros). O estoque também é direcionado a pacientes vítimas de acidentes, encaminhados aos serviços de urgência e emergência no Estado.

Como Doar  

Atualmente, o Hemose atende de segunda a sexta-feira das, 7h30 às 17h. Há também um Posto de Coleta no Shopping Riomar, funcionando às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h.

De acordo com o Hemose, pessoas em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50Kg, podem doar. Além disso, no dia da doação o cidadão deve comparecer bem alimentado, portando documento oficial original, com foto (CI, CTPS, Título eleitoral ou carteira de Motorista).

Para obter informações sobre doações e campanhas ou realizar solicitações de transporte para grupos a partir de 20 doadores ( no interior do Estado), é necessário entrar em contato por meio dos telefones (79) 3225 8039; 3259-3174 e 99191-2977.

Com informações do Centro de Hemoterapia de Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais