Hemose convoca doadores de sangue para reposição de estoques

Para atender a rede pública e os hospitais conveniados, são necessárias 120 doações por dia (Foto: Ascom/SES)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com estoques em estado crítico para os tipos sanguíneos O positivo, O negativo, AB e B negativo.  A situação é resultado do aumento da demanda da rede hospitalar ocorrida desde o início do ano.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, para manter o estoque estratégico de sangue, o hemocentro precisa coletar pelo menos 120 doações de sangue por dia, mas atualmente o valor oscila entre 70 e 100 doações. “Em razão dessa oscilação, estamos em contato com doadores e líderes de grupos para reverter esses números”, comentou Rozeli.

Diante da importância do serviço, é necessário destacar que as doações de sangue precisam ser contínuas, pois alguns hemocomponentes, como as plaquetas, têm validade limitada a apenas cinco dias.

Segundo a enfermeira Elaine Posoner, a plaqueta é um componente sanguíneo bastante requisitado para o tratamento de pacientes oncológicos, portadores de anemias crônicas, como anemia falciforme, e atendimentos de urgência. “Aqui no ambulatório do Hemose, realizamos, diariamente, transfusão de componentes em pacientes que não estão internados nos hospitais, e são encaminhados pela rede de Atenção Básica para receber a infusão de hemácias ou plaquetas”, relatou a enfermeira.

Hemorrede

O Hemocentro de Sergipe é responsável por abastecer toda a rede de saúde do estado, composta por 35 unidades hospitalares e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS),   além de instituições conveniadas, como os hospitais São José, Cirurgia, Amparo de Maria, Hospital Universitário de Aracaju e Lagarto, dentre outros.

Serviço

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto.

Mais informações e agendamentos nos telefones (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99117-0102.

 

Fonte: Ascom/Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais