Hemose convoca doadores para reposição de todos os grupos sanguíneos

O sangue coletado no hemocentro atende pacientes do SUS em tratamento e cirurgias de média e alta complexidade (Foto: Mario Sousa)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está com estoque crítico de todos os grupos sanguíneos: O, A, B e AB positivo e negativo. Para reverter essa situação, o órgão convoca toda a população para fazer sua doação e colaborar com o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar.

Para manter o estoque estratégico, o Hemocentro precisa receber pelo menos 120 doações por dia, como explica a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas. “Estamos na quarta semana de janeiro e as doações estão irregulares. Tivemos dias em que coletamos apenas 58 bolsas”, contou a gestora.

Rozeli Dantas ressaltou a importância das doações para melhorar os estoques. “Queremos contar com o apoio dos sergipanos, para aumentar as doações de sangue e preparar os estoques para fevereiro, quando teremos o feriado de carnaval”, destacou.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Sendo assim, o homem pode doar sangue no intervalo de 60 dias e a mulher 90 dias. Uma bolsa com 450 ml de sangue total pode ser fracionada em concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, crio precipitado e plasma.

Dados

De acordo com dados do sistema Hemovida, nessa primeira quinzena de janeiro a unidade registrou 1.679 atendimentos e 1.339 doações, o equivalente a uma média de 89 doações de sangue ao dia.

Serviço

Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado portando um documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Fonte: Ascom/Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais