Hemose dá início a campanha junina de doação de sangue

Hemose vê necessidade de ampliar o estoque para as festas 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade vinculada a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), dá início nesta terça-feira, 30, a campanha junina de incentivo à doação de sangue, com atividades educativas, visitas técnicas e palestras sobre o serviço. As atividades internas e externas com apoio de parceiros contarão ainda, com a comemoração e homenagens, pela passagem do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 14 de junho.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a proposta da campanha é mobilizar e estimular as doações de sangue durante os festejos juninos, que celebram os três principais santos do ciclo, Santo Antônio, São João e São Pedro. “O gesto altruísta do doador voluntário de sangue é responsável por salvar vidas diariamente”, destacou a assistente social. “Nossa finalidade é, mais uma vez, abastecer e aumentar o nosso estoque, já que em períodos festivos há uma queda de 20% no número de doadores de sangue, em função das festas e viagens”, acrescentou.

A campanha junina visa ainda reforçar o estoque estratégico do hemocentro para assegurar atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado que, em períodos festivos, ocorre o aumento da demanda por sangue e a redução nas doações, ocasionadas pelas festas, o consumo de bebidas alcoólicas, o horário reduzido de repouso de menos de seis horas, descumprindo a legislação do serviço de hemoterapia e hematologia, dentre outros.  A meta da campanha é atingir uma coleta de pelo menos 120 bolsas por dia.

Este ano o trabalho de ampliação das doações de sangue contará com o apoio das parcerias de instituições e segmentos sociais envolvidos com a causa da doação de sangue. Dentre eles, a Associação Gloriense de Doadores de Sangue, no município de Nossa Senhora da Gloria, os projetos, ‘Mãos Amigas para Ajudar’, de Poço Redondo e ‘Doar sangue não custa nada’, de Lagarto. “Esses grupos tem doadores fidelizados comprometidos com a vida e que cumprem os intervalos entre as doações. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses”, pontuou Rozeli Dantas.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, apresentar um documento oficial com foto e comparecer ao serviço bem alimentado. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemose (www.hemose.se.gov.br). Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte e foto: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais