Hemose realiza coleta externa de sangue no Atheneu Sergipense

0
para a doação de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto (Foto: SES)

Nesta quinta-feira, 22, das 8h às 15h, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com o Centro de Excelência Atheneu Sergipense realizará uma coleta externa de sangue. A atividade tem por objetivo divulgar a importância do ato regular da doação e melhorar os estoques de todos os grupos sanguíneos: O, A, B e AB, positivo e negativo.

“Queremos informar que devido à pandemia os estoques de sangues estão baixos, por isso faremos a coleta no Atheneu”, explica a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino, ao avisar que a doação de sangue no Hemose prossegue normalmente até às 17 horas.

Dentre os critérios para a doação de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, ou ainda, de trabalho.

Para doar sangue o voluntário deve comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

Em relação ao coronavírus é importante esclarecer que as pessoas que tiveram contato com paciente infectado ou com suspeita da doença devem aguardar 14 dias para doação. Já os pacientes que tiveram o diagnóstico da Covid-19, só poderão doar sangue 30 dias após, a completa recuperação.

Fonte: SES

Comentários