Hemose realiza treinamento para manuseio de nova máquina de Aférese

Com o novo equipamento, o Hemocentro de Sergipe passa a operar com uma tecnologia de ponta (Foto: Hemose)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou na ultima quarta-feira, 03, o treinamento prático para operacionalização da nova máquina de Aférese, metodologia que permite separar do sangue total apenas as plaquetas. A capacitação, com a participação de técnicos de enfermagem e enfermeiros, visa ampliar o conhecimento, sobre os processos de coleta.

Com o novo equipamento, o Hemocentro de Sergipe passa a operar com uma tecnologia de ponta que tem como benefício o fato de ser portátil e proporcionar mais conforto ao doador, já que o procedimento é realizado com um acesso venoso único, ou seja, utiliza apenas um braço do voluntário.

“O aparelho também permite personalizar parâmetros oferecendo flexibilidade para adequar-se aos diversos perfis de doadores e ainda oferece a possibilidade de coletar plaquetas em bolsas simples e duplas”, destacou a assessora técnica para Gestão de Equipamentos da Fundação Parreiras Horta, Rita de Cássia Farrapeira.

Durante as aulas teórica e prática, a enfermeira e consultora da Fresenius, Mércia Sampaio, ressaltou que a máquina para doação de plaquetas por Aférese é de importância vital para os pacientes. “Com esse método, é possível extrair de um único doador, o volume e quantidade de plaquetas idênticas, de seis a oito doadores em uma doação de sangue tradicional”, explicou ao informar que máquina opera com um kit composto pela bolsa e conectores, que são interligados entre o aparelho e o doador.

A infusão de plaquetas é recomendada para o tratamento de paciente portador de câncer, leucemias, anemias agudas e doenças do sangue como Anemia Falciforme. Também é solicitada para realização de grandes cirurgias, a exemplo do coração e torácica, e nas pessoas submetidas a transplante de medula óssea, dentre outros.

Fonte: Hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais