Hospital Regional de Lagarto inicia pesquisa

(Foto: Mario Sousa)

“O atendimento aqui é ótimo. O lugar é bem limpo, nem possui cheiro de hospital e as enfermeiras são muito educadas. Pra mim, até agora, tem sido 100% ”. A opinião é do eletricista Antônio Anderval Dantas Leal, de 44 anos, cujo filho, Alan Bispo Dantas, de 6,  está internado com quadro de infecção intestinal  desde o último sábado,13, em uma das enfermarias pediátricas do  Hospital Regional ‘Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro’ (HRL),  em Lagarto, distante cerca de 71 km da capital sergipana.

Foi justamente com o objetivo de  apurar opiniões como a do eletricista, a fim de  avaliar a qualidade na prestação do serviço e, consequentemente, o grau de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que o Hospital Regional de Lagarto, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), iniciou nesta quarta-feira, 15,  neste município da região Centro-Sul do Estado, uma nova pesquisa de satisfação do usuário.

A pesquisa pretende ouvir um universo entre 800 a 1000 mil usuários, entre pacientes, familiares e acompanhantes atendidos pelo HRL. “Nossa expectativa está focada principalmente em relação à avaliação dos processos, desde a entrada do paciente na unidade até a alta hospitalar”, explica Oldegar Alves Junior, superintendente do hospital.

Segundo ele, com o levantamento será possível apurar informações acerca do acolhimento do paciente, o tempo para a classificação de seu risco ou gravidade, para o atendimento médico inicial, reavaliação, alta ou internação. “Queremos que a partir desta pesquisa possamos identificar, por exemplo, se os princípios básicos do SUS estão sendo realmente observados e onde porventura estamos falhando com os usuários”, acrescentou.

A pesquisa

A pesquisa é um dos principais indicadores organizacionais do HRL e está incluída como uma das diretrizes gerenciais da FHS, servindo para monitorar o atendimento médico, da enfermagem, das áreas administrativas e das equipes de apoio hospitalar. O levantamento será realizado durante 30 dias consecutivos, devendo entrevistar diariamente 40 usuários nas áreas do pronto socorro e internamento, sendo dez pela manhã, mais dez no período da tarde e os outros 20 à noite.

Do formulário, constam 29 perguntas, das quais 28 objetivas e uma subjetiva, para que o usuário atendido no Hospital de Lagarto possa apresentar sugestões e impressões gerais sobre o serviço prestado. Por meio da pesquisa, pacientes, familiares e acompanhantes poderão avaliar o atendimento dos recepcionistas, o tempo de espera para o atendimento inicial (classificação de risco), o respeito à privacidade e intimidade em relação a outras pessoas ou usuários, o tempo para o atendimento médico e da enfermagem, dentre outros itens.

De acordo a coordenadora administrativa da unidade hospitalar, Sônia Maria dos Santos, entre julho e dezembro passado, foram realizadas três pesquisas semelhantes, com aproximadamente 700 usuários. “A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que todo gestor deve utilizar para mensurar a qualidade do serviço prestado”, ressalta. Segundo ela, a partir da visão de quem é atendido na ponta, ou seja, o paciente, é possível identificar erros e corrigi-los. “O usuário é o terceiro olhar da gestão. E a pesquisa de satisfação proporciona fazer com que os colaboradores reconheçam que existe alguém olhando para ele, avaliando seu trabalho”, reforça a coordenadora.

“Trabalhamos para os usuários do Sistema Único de Saúde e a opinião deles é muito importante para melhorar continuamente a assistência. Por isso, além dessas pesquisas, dispomos de serviços de Ouvidoria para que esses pacientes não somente façam críticas ou elogios, mas contribuam com sugestões, fundamentais no processo de construção democrática do SUS”, conclui o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais