HU realiza quase 300 ações em mutirão nacional

Iniciativa faz parte do 2º Mutirão nacional da Rede Ebserh

Durante toda esta quarta-feira, 31, cerca de 70 colaboradores do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) estão atuando no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares]. São cirurgias, exames, consultas e ações educacionais que totalizam quase 300 atendimentos.

O hospital preparou uma equipe para a realização de 12 colecistectomias (cirurgias de vesícula), beneficiando pacientes como a estudante Maria Isabela Santos. “Eu vinha sentindo fortes dores já há algum tempo e descobri que o problema era a vesícula. Espero muito que, com a cirurgia, eu possa ficar completamente curada. Estou ansiosa pela minha melhora”, relatou.

Exames

Além das cirurgias, a instituição de saúde disponibilizou 200 exames de hepatite e glicemia, o que atraiu muitas pessoas que estavam no hospital para realizar outros procedimentos. É o caso da senhora Gleide Ramos, que veio do município de General Maynard, a 45km da capital, para uma consulta médica.

“Vim para a consulta, mas aproveitei para ver como está minha glicemia, porque sou diabética. É muito importante o hospital trazer esses serviços para a população”, ressaltou a dona de casa. Outro ponto alto do mutirão foi a realização de 60 consultas com dermatologistas, com atendimento aos pacientes com diagnóstico ou suspeita de câncer de pele.

Ações educacionais

Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, a expectativa é que o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh repita o sucesso da primeira edição. “Pelo decorrer das atividades, teremos êxito naquilo que nos propomos a realizar. Fico muito satisfeita quando fazemos ações que favorecem a população”, declarou. Ainda de acordo com ela, o principal objetivo da iniciativa é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) incluiu ainda na programação ações educacionais, com temas como combate ao aedes aegypti; importância da vacinação para influenza; prevenção de HIV, hepatites, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis; palestra sobre prevenção de câncer de mama; panfletagem sobre alergia na infância e orientações posturais para pacientes e acompanhantes.

Parceria

Além das atividades promovidas pelo próprio hospital, uma instituição de ensino privada trouxe alunos do curso de Pedagogia para a realização de atividades lúdicas, como leituras de histórias com fantoches, mágicas, recreação, distribuição de lanches, kits de higiene, cestas básicas e serviços como lavagem, corte e escovação dos cabelos.

Uma das responsáveis pela ação foi a professora Kátia Costa. “Estamos trabalhando com duas frentes: ações pedagógicas e responsabilidade social. Os alunos estão engajados e a receptividade das pessoas está muito boa também”, disse.
Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte e Foto: ascom Hospital Universitário de Sergipe – EBSERH

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais