Huse realizará o I Encontro de Neurologia Vascular

0
Evento ocorre dia 7 (Foto: SES)

Os neurologistas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), estarão reunidos nesta quarta-feira, 7, no auditório do hospital para promoverem o I Encontro de Neurologia Vascular do Huse. O evento acontecerá a partir das 13h com uma panfletagem sobre o tema e em seguida rodada de palestras com neurologistas que atuam no hospital.

O Referência Técnica da neurologia do Huse, Dr. Marcelo de Oliveira Paixão, destacará em sua palestra a realidade do Sistema Único de Saúde em Sergipe focando o Huse e a introdução ao AVC. Ele destaca, ainda a importância de manifestar o interesse em fazer parte deste momento.

“Vai ser um dia de grande conhecimento para os profissionais presentes. Vou explicar o conceito de AVC e sua epidemiologia. Será um evento aberto para qualquer interessado, principalmente na área de saúde, por isso é importante reservar a vaga com antecedência para não ficar de fora desse evento. A inscriçao pode ser feita no Núcleo de Educaçao Permanente, localizado no prédio administrativo do Huse. O telefone para maiores informações é o 3216-2651”, informa o médico.

Em seguida, a neurologista vascular e representante da Rede Brasil AVC em Sergipe, Dra. Larissy Lima Santos, abordará o atendimento agudo do AVC Isquêmico focando a trombólise endovenosa que é uma terapia de reperfusão. O neurocirurgião do Huse, Dr. Bruno Fernandes, falará sobre AVC Hemorrágico Intraparenquimatoso, enfatizando as particularidades terapêuticas e apresentações clínicas do paciente.

Para encerrar o evento, o neurologista do Huse, Dr. Philippe Joaquim Macedo, vai explicar sobre o AVC Isquêmico Extenso que é justamente situações em que o paciente tem uma lesão muito grande isquêmica, um infarto muito grande cerebral e vai ter toda uma particularidade terapêutica desse grupo de pacientes.

Além dos neurologistas e neurocirurgiões, a campanha mundial em Sergipe agregou também os fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e estudantes de medicina que estão apoiando o encontro e que este ano traz como foco o tratamento de reabilitação do paciente, o pós AVC, como explica Dr. Marcelo de Oliveira Paixão.

Ao final das palestras e aulas, será aberto espaço para debates e  dúvidas, além de apresentar o Protocolo de AVC do Huse. “Após as falas dos profissionais vamos debater e apresentar o Protocolo de AVC do Huse que já é utilizado na prática, sugerindo modificações, melhorias para que o evento seja educativo em termos de divulgar conhecimento, mas que também tenha uma utilidade prática de mudança e melhoria do serviço do Huse em termos de atendimento a esses pacientes”, concluiu Dr. Marcelo de Oliveira Paixão.

Fonte: SES

Comentários