Influenza: apenas 6% do público-alvo foi imunizado em Aracaju

(Foto: SMS)

Comumente realizada entre os meses de abril e maio, a Campanha de Vacinação contra Influenza foi antecipada em todo o país, devido à maior circulação do vírus. Em Aracaju, a vacinação teve início no último dia 11, tendo como público alvo grupos prioritários neste primeiro momento. Até então, somente 6,33% desse público se vacinou contra a doença, e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância da imunização.

Na primeira fase da vacinação estão elencados como grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); pessoas com comorbidades (mediante apresentação de relatório médico); professores; Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; trabalhadores do transporte público; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; caminhoneiros e quilombola.

No total, 232.121 pessoas fazem parte desse grupo prioritário e, desde o início da campanha, apenas 14.698 delas procuraram um ponto de vacinação para receber a dose do imunizante. Conforme a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, é muito importante que todos que se enquadram nos grupos prioritários se imunizem contra a influenza.

“A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. A vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A partir de 9 anos de idade, é necessária apenas uma dose”, destaca a coordenadora.

Pontos de vacinação

Para se vacinar é preciso levar cartão de vacinação, documento de identificação, comprovação que é morador de Aracaju; para os trabalhadores da saúde, comprovação que é profissional e para quem possui comorbidade, relatório médico.

O imunizante está disponível nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Entre estas, 20 unidades estão com o horário estendido, das 8h até 18h30, sendo elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Niceu Dantas, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto, Fernando Sampaio, Humberto Mourão e Geraldo Magela.

Já nos shoppings Riomar, Jardins e Parque Shopping a vacinação segue sendo ofertada de segunda a sexta-feira, até o dia 22 de março das 10h às 16h. A partir do sábado, dia 23, a vacinação será ofertada nos três shoppings, somente aos sábados, das 13h às 18h, lembrando que nestes pontos, a vacinação é direcionada somente para as pessoas acima de 5 anos de idade.

As escolas também estão vacinando, mediante cronograma, autorização dos pais, cartão de vacinação e documento de identificação, com cronograma e horário divulgados semanalmente.

 

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais