Influenza: vacina segue disponível em Aracaju enquanto houver estoque

Aracaju já vacinou contra Influenza 198,3 mil pessoas (Foto: Marcelle Cristinne)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, coordenada na capital sergipana pela Secretaria da Saúde de Aracaju, já imunizou 198.380 aracajuanos. Após concluir a vacinação dos grupos prioritários, em agosto, a campanha foi aberta para a população geral e segue enquanto houver estoque nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para estar apta a receber a vacina, basta que a pessoa tenha seis meses de idade ou mais.

A SMS recebeu 231.600 vacinas, e de acordo com o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Yuri Belchior, ainda existem 33.220 vacinas disponíveis no estoque. Ele também reforça a importância de se proteger contra a gripe.

“A vacina contra a influenza não faz parte do calendário vacinal. Isso significa que a oferta desse imunizante acontece apenas durante a campanha anual. Abrimos a vacinação para toda a população que tenha seis meses de idade ou mais. No entanto, as doses já estão acabando e a vacinação contra influenza só acontecerá enquanto tiver vacina no estoque”, explica Yuri.

Imunizados

A SMS já imunizou 77.607 da população em geral, 52.047 idosos, 31.673 crianças de seis meses a nove anos, 19.914 de trabalhadores da Saúde, 6.303 de pessoas com comorbidades, 3.878 de professores, 3.519 de gestantes, 1.417 de profissionais da Força de Segurança e Salvamento, 423 de puérperas, 381 de trabalhadores de transporte coletivo, 79 de caminhoneiros, 66 de população privada de liberdade, 17 de caminhoneiros e dois indígenas.

Contraindicações

“Atualmente, existem apenas duas contraindicações para a vacina. A primeira é para as pessoas que tomaram uma dose de qualquer imunizante contra a covid-19. Nesse caso, é necessário aguardar pelo menos 15 dias entre a dose da vacina da covid-19 e a da influenza. A segunda é para os indivíduos que já tomaram a vacina contra a influenza em anos anteriores e tiveram um quadro de choque anafilático, que é uma reação alérgica grave, que pode ocorrer segundos ou minutos depois da aplicação”, enfatiza.

Pontos de vacinação

As pessoas devem comparecer aos pontos de vacinação levando um documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência e o cartão de vacina.

A vacinação contra influenza ocorre de segunda até sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes UBSs: Adel Nunes (América); Amélia Leite (Suíssa); Anália Pina (Almirante Tamandaré); Ávila Nabuco (Conj. Médici); Augusto Cesar Leite (Conj. Santa Tereza); Antônio Alves (Atalaia); Carlos Fernandes (Lamarão); Dona Jovem (Industrial); Elizabeth Pita (Santa Maria); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Francisco Fonseca (18 do Forte); Joaldo Barbosa (América); João Bezerra (Areia Branca); João Cardoso (José Conrado de Araújo); José Augusto Barreto (Japãozinho); José Calumby Filho (Jardim Centenário); José Quintiliano (Santo Antônio); Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana); Maria do Céu (Centro); Niceu Dantas (Zona de Expansão); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Osvaldo Leite (Santa Maria); Porto Dantas (Porto Dantas); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont) e Walter Cardoso (Veneza).

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais