Influenza: vacinação é aliado contra os casos de síndromes gripais

O alerta é da SMS (Foto: Marcelle Cristinne)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou mais de 5.522 atendimentos a sintomas gripais nas últimas três semanas, na rede de Saúde da capital. Por conta desse crescimento, a SMS reforça a importância da vacinação contra a influenza em grupos prioritários.

Foram registrados 1.810 atendimentos a síndromes gripais na semana de 26/3 a 01/4; 1.483 na semana de 02/4 a 08/4 e, na última semana, de 09/4 a 15/4, foram registrados 2.229 atendimentos.

“Este crescimento é uma alerta para que a população mantenha as medidas preventivas, além da necessidade da vacinação contra a influenza e da atualização do calendário vacinal para quem ainda possui doses atrasadas. No dia 5 deste mês, iniciamos, em todas as Unidades Básicas de Saúde [UBSs] e nos três shoppings da capital, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 31 de maio. Já vacinamos 21.010 pessoas dos grupos elegíveis”, explica coordenadora de Influenza da SMS, Larissa Ribeiro.

Na campanha contra a influenza não é necessário intervalo para outros tipos de imunizantes, e a meta é vacinar mais de 90% de cada grupo.

“Conclamamos a população para adesão à vacinação contra a gripe – influenza. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A vacina garante minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, enfatiza a coordenadora.

Podem vacinar contra a influenza

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Pontos de vacinação e documentação

Nas UBS, a vacina contra a influenza ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; entre elas 16 Unidades possuem horário estendido até as 18h, que são: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto.

Já nos shoppings, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 10h às 16h. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais