Instituto Banese apoia Centro de Equoterapia

Centro realiza tratamento de pessoas com problemas neurológicos há 20 anos (Foto: Instituto Banese)

A Associação Sergipana de Equoterapia recebe apoio do Instituto Banese para manter seu Centro de Equoterapia, que está localizado no Parque da Cidade, no Bairro Industrial. Para acompanhar os trabalhos desenvolvidos, o diretor superintendente do Instituto, Ezio Déda, visitou o local e foi recebido pela presidente da Associação, Josevania Carvalho, e o vice-presidente, Adelmo Moraes.

Com mais de 20 anos de existência, a unidade localizada no Parque da Cidade, no Bairro Industrial, trabalha com uma equipe de profissionais que realizam trabalho terapêutico com crianças, adolescentes, jovens e adultos com problemas neurológicos. Fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais fazem parte do quadro de profissionais que atuam na instituição.

A presidente da associação, Josevania Carvalho, que também é mãe de um dos pacientes, frisou a importância da parceria com o Instituto. “Nós precisamos desta contribuição para dar continuidade ao trabalho que fazemos. O nosso objetivo é oferecer um tratamento da melhor qualidade possível, a partir desta parceria nós realizamos pagamento dos profissionais, além da compra de equipamentos. É de grande importância, eu diria essencial, o apoio do Instituto Banese”, colocou a presidente.

Os pacientes do centro freqüentam o local duas vezes por semana, meia hora por dia. O tratamento é realizado através de um trabalho com cavalos, onde o movimento tridimensional do animal é utilizado para estimular o desenvolvimento dos movimentos, da fala, além do estímulo ao controle da coluna cervical e do tronco. Segundo a fisioterapeuta Juliane Oliveira, os pacientes que utilizam esta técnica como tratamento tem um desenvolvimento significativo. “Depois de um tempo geralmente o paciente já está controlando o tronco e a cervical. É notória a diferença de quando eles chegam aqui”, frisa Juliane.

Pais e responsáveis que se interessarem pelo tratamento podem ir até o local para obter informações sobre ter acesso. Para iniciar as atividades é necessário apenas um relatório do médico responsável com uma liberação e o número de seções. O tratamento oferecido no local é totalmente gratuito e é o único do estado a fazer este trabalho. A instituição recebeu nos últimos meses a doação de quatro novos cavalos da Polícia Militar.

O superintendente do Instituto, Ezio Déda ressaltou a importância de o Instituto Banese apoiar iniciativas como esta. “É a única instituição em Sergipe que faz este trabalho, atendendo a muitas pessoas que às vezes não tem condições financeiras, e que talvez não pudessem estar fazendo este tipo de tratamento. Atender a comunidade de forma a promover o tratamento na saúde é uma das ações do instituto conforme os princípios estatutários. Promover o bem estar da sociedade e incentivar ações nessa área são de fundamental importância”, frisa Ézio.

Fonte: Instituto Banese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais