Internamento Oncológico Pediátrico do Huse terá novas instalações

Termo foi assinado na manhã desta sexta, 23 (Foto: SES)

Humanização e mais acolhimento. Quando é celebrado o dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (AVOSOS) presenteou as crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o câncer no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde ( SES) assinando, na manhã desta sexta-feira, 23, o termo aditivo ao acordo de cooperação entre a entidade e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para as novas instalações do Internamento Pediátrico do Centro de Oncologia do hospital e que receberá o nome da “Tia Ruth”.

Para o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, é um momento histórico para o Huse e o fortalecimento da relação com a AVOSOS. “É uma parceria com uma entidade que é expert em cuidar de crianças e adolescentes voltados para o câncer e a gente traz o pensamento do governo que é de estreitar os laços com a instituição voltada para esse objetivo. Pra gente é uma honra estar aqui participando desse momento que é ímpar na história do tratamento do câncer das nossas crianças e homenageando essa pessoa tão especial que era Tia Ruth”, enfatizou.

A escolha do nome é um reconhecimento ao trabalho da presidente de honra da AVOSOS que, há 37 anos, iniciou os primeiros passos no apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer em sua residência. De acordo com o presidente da AVOSOS, Wilson Melo, uma ala com mais conforto, humanização e acolhimento para os pacientes pediátricos. “Nós vamos trazer mais humanização e alegria para esses leitos para que essas crianças e adolescentes fiquem mais à vontade durante o tempo necessário do seu tratamento e possa proporcionar melhorias em seu tratamento. Hoje é um dia especial porque comemoramos o dia nacional de combate ao câncer infantojuvenil e nós aproveitamos para mobilizar a sociedade sobre sinais e sintomas, visando diagnosticar precocemente a doença para que possa ter chances de cura. Essa reivindicação pelas novas instalações já era antiga e hoje conseguimos assinar o termo e já começará a ser colocada em prática a obra imediatamente”, explicou.

O superintendente do Huse, Darcy Tavares, destacou a importância da parceria com a AVOSOS e a melhorias que a obra vai trazer para os pacientes pediátricos. “Essa é uma parceria importantíssima que nós já temos há vários anos com a AVOSOS e hoje firmamos mais uma com essa ação muito maior e estamos cumprindo o que determinou o Governador do Estado, no sentido de que a gente humanizasse ainda mais o nosso atendimento aqui no Huse e a AVOSOS nos presta um auxílio imenso no sentido de melhorar a estrutura física proporcionando, não só melhor conforto aos nossos pacientes, como também nos possibilitando o aumento de leitos em outros setores como o da oncologia adulta”, declarou.


Para a coordenadora da Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, é um dia marcante para a história da onco pediatria. “Vamos ter essa melhoria no espaço do internamento e o que tem de melhora é a ampliação de leitos e um espaço mais adequado com enfermarias espaçosas e leitos confortáveis, uma ambiência humanizada e lúdica que vai trazer mais conforto para o paciente. O tratamento não é só medicamento, o exame ou o atendimento médico, também faz parte do tratamento o conforto e a ambiência para que a criança se sinta em casa”, ressaltou.

Gratidão

Voluntários da AVOSOS, acompanhantes dos pacientes oncológicos e profissionais da Oncologia do Huse prestigiaram o evento e receberam a notícia com gratidão. “Essa obra significa melhora no espaço para que elas fiquem internadas confortavelmente, a gente reduz o risco de infecção hospitalar, teremos uma equipe exclusivamente pediátrica, um espaço exclusivo e isolado só para crianças e esse espaço surgiu junto com a vontade da AVOSOS e melhorar o tratamento e a chance de cura dessas crianças”, disse a Oncologista Pediátrica do Huse, Pérola Barros.

Para o Oncologista Pediátrico, Anselmo Mariano, o antigo espaço já estava subdimensionado. “Essa nova Ala vai facilitar o tratamento dos pacientes pediátricos e nós batalhamos muito por isso e agora esse espaço vem em boa hora e num dia especial. A demanda aumentou muito e o local que temos já está subdimensionado e agora essa Ala será só infantil, com toda a equipe pediátrica. Um espaço humanizado e bem estruturado para discussão científica”, comentou.

A diarista, Maria Djalma Brito, está com a filha internada depois de ter sido diagnosticada com um tumor renal. Ela tinha dez meses quando começou o tratamento e a cada três dias ela é internada no Huse. “O médico depois de uma nova consulta diagnosticou outro tumor no pulmão e vai iniciar outro ciclo de quimioterapia e radioterapia. A expectativa é grande porque agora nossos filhos estarão num ambiente que é só infantil, sem ter acesso dos pacientes adultos, um espaço decorado e mais divertido para eles e pra gente também que cuida deles, pois não é fácil passar dias aqui no hospital”, pontuou.

Obra

A obra para as novas instalações do Internamento Pediátrico da Oncologia ‘Tia Ruth’, do Huse, terá início a partir deste mês de novembro, com previsão de término em fevereiro de 2019. Estão sendo utilizados recursos da AVOSOS, no total de R$ 49.336,13 para a reforma, além da doação de parte da mobília do internamento.

Serão obras físicas de alvenaria, pintura e aquisição de mobiliário. A execução será de responsabilidade financeira exclusiva da AVOSOS, que contratará empresa de engenharia especializada para realização da obra, bem como todo o material necessário. Comprometendo-se a Secretaria de Estado da Saúde, através do Huse, cooperar na liberação de acessos de pessoal credenciado a execução da obra, bem como exercer fiscalização.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais