Invasão no sistema SUS compromete registro de vacinas em Aracaju

0
O recolhimento dos dados estão sendo feito manualmente até o restabelecimento do CADSUS (Foto: Marcelo Camargo)

Devido a falhas de segurança nos sistemas governamentais que permitiram invasão de hackers ao sistema de informação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju emitiu uma nota informando que o cadastro de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS) está suspenso temporariamente.

De acordo com a pasta, o incidente comprometeu a emissão de novos cartões SUS e os registros das vacinações. Sendo assim, todos registros de novos usuários estão sendo realizado de forma manual nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, com todas as informações necessárias para que seja feita emissão do cartão SUS assim que o CADSUS for regularizado.

Sendo assim, o usuário que deseja se cadastrar deve procurar uma UBS com a seguinte documentação em mãos: nome; nome da mãe; nome do pai; data de nascimento; CPF; telefone atualizado e endereço.

Entenda

Na madrugada do último dia 10, hackers invadiram o site do Ministério da Saúde, a página e o aplicativo do ConecteSUS, devido a isso os dados sobre a vacina contra a Covid-19 foram comprometidos. No último dia 13, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou uma nota informando que o sistema havia sido alvo mais uma vez de hackers.

Como o sistema SUS é único para todos os estado e municípios brasileiros, o cadastrado de novos usuários do CADSUS da capital sergipana também foi afetado.

Por Luana Maria e Verlane Estácio 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais