Lacen afirma que Sergipe ainda não registrou casos da variante Delta

Lacen ainda não identificou casos da variante Delta em Sergipe (Foto: Ascom/ ASN)

O estado de Sergipe ainda não registrou casos da nova variante da covid-19, a variante Delta. A informação é do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), que intensificou a vigilância genômica sobre o novo coronavírus.

De acordo com Cliomar Alves, superintendente do Lacen, o órgão tem feito diversos testes, sobretudo, nos casos graves e inusitados, para monitorar a entrada da nova variante em Sergipe.

“Estamos testando casos graves, óbitos e amostras de casos de síndromes gripais com a carga viral alta e enviando para fazer o sequenciamento genético. Estamos testando também os casos inusitados, que são de pessoas que entraram no estado pelos portos ou aeroportos, e que vieram de estados ou países com a presença da variante Delta”, explica.

Casos de covid-19

Os casos de covid-19 em Sergipe estão em queda no mês de julho, assim como a quantidade de amostras recebidas diariamente pelo Lacen. A taxa de positividade está em torno de 21% e a queda, na visão de Cliomar Alves, está relacionada ao avanço da vacinação.

“Ficamos durante alguns meses com taxa de positividade maior que 50%. Isso nos preocupava muito porque reflete diretamente no número de internações e óbitos. Nos meses de abril, maio e junho, estávamos recebendo uma média de 1.800 amostras por dia. Essa quantidade reduziu no mês de julho para menos da metade, pois estamos recebendo cerca de 700 amostras. Acreditamos que essa redução no número de casos já é o efeito da vacinação”, aponta o superintendente.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais