Mais da metade das ambulâncias do SAMU estão paradas

Audiencia traou da deficiencia no atendimento do SAMU (Fotos: Portal Infonet)

Nesta manhã, 17, o Ministério Público Estadual voltou a discutir sobre a deficiência das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Problemática gira em torno da insuficiência de ambulâncias para atender à população. A maioria está em manutenção.

A informação é do superintendente do Samu Leonardo Coelho, que detalhou a atual situação na Unidade. Segundo ele, das 87 viaturas, apenas 43 estão ativas, as demais (44) estão em manutenção.  Por conta da falta de viaturas para atendimento, 15 equipes estão paradas e 43 estão atreladas ao número de viaturas disponíveis.

A promotora de justiça, Euza Missano, explica que existe uma liminar, cujos efeitos não foram suspensos. Ainda segundo ela, o órgão recebeu a informação de que existem 87 viaturas, sendo que dessas, apenas 43 estão circulando e a maioria sem ar condicionado. “Isso significa o descumprimento evidente da ordem da liminar, uma vez que não está havendo a manutenção corretiva e preventiva das viaturas. Além disso, 15 equipes estão paradas por falta de ambulância. Diante dessas informações, o MP vai informar ao juiz sobre o descumprimento da ordem liminar, para que sejam adotas todas as providências. Vamos pedir que o judiciário  intime o Estado e a Fundação Hospitalar, para que eles justifiquei o não cumprimento da medida liminar”, relatou a promotora, ao ressaltar que há a indicação de ausência de macas nas viaturas e que o problema já é objeto de investigação no MPE.

Arnaldo Junior 

O diretor do Sindicato SAMU 192, Arnaldo Júnior, ressalta que parte da equipe está parada por falta de viaturas para atender a população. Ele faz ainda, um apelo à sociedade. “Nós pedimos que a população entenda, que se não realizamos o atendimento a culpa não é nossa. Queremos atender da melhor forma possível, mas muitas vezes não temos estrutura para isso”, explica.

Ainda segundo Arnaldo são as equipes estão disponíveis para atender à população, mas somente 43 podem realizar o atendimento. “Nós estamos à disposição da sociedade, mas não podemos levar a culpa pelo gestor. A fundação possui uma garagem na Rua Alagoas para a realização de manutenção preventiva e corretiva das 40 ambulâncias, mas atualmente estão paradas no pátio”, denuncia.

SAMU

O superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, admitiu ter conhecimento da situação, mas garante que o problema será resolvido até o final deste mês. “Já tinha conhecimento do problema há muito tempo, mas faremos com que as viaturas sejam substituídas por novas. A substituição é feita pelo Ministério da saúde, mas a mesma declarou-se incapaz de fazer essa substituição. O estado então usou recursos próprios para comprar as viaturas. No entanto, um cronograma será seguido e até o dia 31 de maio, as novas viaturas substituirão as antigas”, garante.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais