Mais de 100 pacientes aguardam por tratamento de radio

Audiência discutiu o problema nesta manhã (Foto; Portal Infonet)

Cerca de 119 pacientes aguardam na fila para a realização do exame de radioterapia em Aracaju. Alguns dos pacientes aguardam pela realização do procedimento há mais de um ano. A informação é do Ministério Público Estadual (MPE), que realizou nesta manhã, 28, mais audiência para tratar do assunto. Uma nova audiência já está agendada para o próximo dia 11 de junho.

Os pacientes que estão nesta situação, foram diagnosticados com câncer de próstata e precisam realizar o exame de radioterapia em 3D. Contudo, os usuários aguardam até 12 meses para conseguir o procedimento. O idoso de 69 anos, Miguel dos Santos, foi diagnosticado com câncer de próstata em dezembro de 2011. Desde então, sua esposa, Marlene de Fátima Santana, vem lutando para conseguir agendar o exame de seu esposo, que sofre com dores.

“Meu marido já está com problemas psicológicos. Já não dorme à noite e sofre com muitas dores. Na audiência de hoje eu pude constatar que o único jeito de resolver esta situação é entrar com uma ação na Defensoria Pública”, disse Marlene decidida.

Esposo de Marlene espera pelo exame há 6 meses (Foto: Portal Infonet)

A promotora de justiça Euza Missano explica que a situação é complexa e grave, uma vez que o MPE recebeu uma relação dos pacientes que necessitam do tratamento de radioterapia e que até agora não iniciaram o tratamento. “São situações desgastantes para esses pacientes. Já ajuizamos uma Ação Civil Pública (ACP) para definição do prazo para a realização das cirurgias oncológicas. Foi definido que no prazo de 30 dias após o diagnostico de câncer, o paciente deve estar com sua cirurgia realizada. Nós realizamos outra ação para que o HUSE adquira o aparelho do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realize os exames em 3D. Esses pacientes têm direito de receber esse tratamento que é indispensável no tratamento”, diz.

Prazo

O diretor Presidente do Hospital Cirurgia, Gilberto dos Santos, afirma que irá apressar a resolução do problema. “Vamos resolver a situação o mais rápido possível. Nós aumentamos o tempo de trabalho do equipamento ele fica mais tempo parado para manutenção adicional. Isso se dá por conta do aumento de atendimento aos pacientes de alta complexidade. Nós estamos no aguardo do novo equipamento de radioterapia. A gente deposita todas nossas expectativas e confiança na chegada do novo equipamento”, explica.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais