Mais Médicos em Arauá levam assistência a 4 mil pessoas

(Foto: Assessoria de Imprensa)

Em Arauá, município a 99 quilômetros da capital, dois médicos cubanos se integram às equipes do Programa Saúde da Família e levam o atendimento de atenção básica a cerca de 4 mil habitantes. Eles fazem parte do Mais Médicos, programa do Governo Federal que em Sergipe já conta com outros 76 profissionais atuando em 31 municípios.

O primeiro médico cubano a integrar a equipe de Arauá, Rudy Marcial Espinosa Leiba, chegou à cidade na primeira turma do Programa Mais Médicos, no dia 20 de setembro de 2013. Já Yudith Perez Gonzalez chegou alguns dias depois.

"Ah! Aqui está uma grandeza. Eu fico em paz, sabendo que tenho dois médicos residentes aqui", disse a prefeita Ana Helena Andrade Costa. Ela ainda lembra do dia que os dois chegaram. Foram recebidos com festa e muito barulho dos rojões e do aplauso da população. "Fizemos questão de recebê-los com muita alegria para que se sentissem acolhidos", relembrou.

E a estratégia deu certo. "O Brasil é um país com muita diversidade de cultura, de gente. O que vemos aqui é diferente do que vemos no Amazonas, por exemplo. Estou muito feliz por estar aqui, dando a minha contribuição a esse país e povo tão rico e caloroso", falou o  médico cubano Rudy Espinosa, num sotaque ainda bastante carregado do idioma natal
No município de quase 10 mil habitantes, os dois médicos cubanos ainda são um dos assuntos mais comentados.

"Ele é diferente. Lá onde eu moro, todos querem ser atendidos por doutor Rudy. Ele fala meio embolado, mas tem paciência pra explicar tudo direitinho. Dizem que ele fala assim porque veio de uma ilha", comentou Eclair dos Santos, natural de Arauá e mãe de quatro filhos.

A dona de casa Maria Olívia Alexandre dos Santos já esteve três vezes no consultório para se consultar com o médico cubano. "Ele conversa com a gente com paciência. Examina bem, passa os remédios e os exames. Com ele, me sinto segura", falou.

Rudy Leiba atende diariamente na Clínica Saúde da Família Luzia Nascimento Silva, um espaço amplo, com centro obstetrício, sala de estabilização, consultórios médicos e odontológico, inaugurada em 2011. Está localizada no centro do município da região centro-sul do Estado.

Para a prefeita, a preocupação do governo do Estado em preparar um bom espaço físico de trabalho para os médicos tem sido fundamental para o sucesso do programa. "Essa preocupação que o Governo teve em criar condições ideais para esses profissionais atenderem foi maravilhosa. O Governo saiu na frente com essa logística e a população de Arauá só tem que agradecer aos médicos, à presidente Dilma e ao Governo do Estado", disse a prefeita Ana Helena Andrade Costa.

"Tenho plena condição de recursos de instalação de saúde, de medicamento. A clínica é moderna e funcional, muito boa e que oferece toda a condição para a equipe trabalhar. Tudo o que pode ajudar a dar atenção à saúde", destaca o médico cubano.

O médico cubano falou ainda que as condições de trabalho que encontrou ao chegar ao Brasil atenderam bem as expectativas mantidas ainda em Cuba. "A expectativa era a de encontrar uma boa estrutura de saúde, mas sem médicos", falou Rudy Leiba.

Ambientado numa clínica especializada, o atendimento dele se restringe à medicina primária e foi organizado da seguinte forma: pela manhã, atende os pacientes no consultório e, à tarde, se dedica às visitas domiciliares e estudo. Maria do Socorro do Nascimento mora com a mãe no conjunto Albano Franco, na periferia de Arauá. Maria de Jesus do Nascimento é a paciente domiciliar do doutor Rudy que na tarde dessa segunda-feira, 10, recebeu a visita do médico.

O atendimento domiciliar faz parte da estratégia do PSF para atender pacientes idosos, puérperas e outros acamados. Dona Maria de Jesus é diabética, sofre com uma úlcera varicosa e tem baixa visão por conta da diabetes. "É uma benção ter esse médico aqui em casa", resumiu Maria do Socorro.

Rudy Leiba é responsável por prestar atendimento médico a uma média de 2 mil pessoas, todas residentes na cidade. Já Yudith assiste a zona rural. São sete povoados sob a sua responsabilidade, entre eles o assentamento de reforma agrária Deus Proverá. "São povoados próximos, onde a médica se reveza no atendimento", disse a secretária de Saúde do município, Francielle Costa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais