Marcação de consultas da SMS pode ser realizada por agendamento

Ligação será gratuita (foto: Agência Brasil

Com o objetivo de evitar as saídas desnecessárias de casa, bem como aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde o início da propagação da covid-19 na capital, a Prefeitura de Aracaju vem atuando de maneira a readequar a oferta de diversos serviços à população, sempre visando a prevenção. Dessa forma, criou a marcação de consultas por telefone pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para gestantes, hipertensos e diabéticos, por meio do 0800 729 3534.

Para as gestantes, o serviço está disponível na opção 3, e a ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde da Mulher, as quais agendam consultas de pré-natal nas UBS. Já ligando o mesmo número 0800 729 3534, e digitando a opção 4, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a ligação será direcionada para técnicas do Programa Saúde do Adulto e de doenças crônicas não transmissíveis, para agendamento de consultas para os hipertensos e diabéticos, nas UBS.
A coordenadora da Área Programática e Estratégica da SMS, Kamila Fialho, avalia de maneira positiva as primeiras semanas de ativação do serviço por telefone. Do dia 13 de maio até esta quinta-feira, 9, foram agendadas por telefone 90 consultas para gestantes. Já para os hipertensos e diabéticos, cujos agendamentos foram iniciados no dia 22 de junho, já foram marcadas 256 consultas.
“A Atenção Básica é a porta de entrada do SUS e uma coisa que percebemos, com o 0800, é que estamos conseguindo ampliar esse acesso. Muitas pessoas estão conseguindo agendar mais rápido suas consultas. Ficamos muito felizes com os resultados, o que evidencia um serviço humanizado e de qualidade” explica.
Orientações
Após o agendamento, o usuário deve cumprir as recomendações de segurança sanitária para a consulta, como uso de máscara, de álcool em gel e respeitar o distanciamento social. “Quando o usuário manifestar sintomas suspeitos de síndromes respiratórias, deve ser avaliado pela equipe médica nas unidades de referência, que são as UBS Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, Fernando Sampaio, Cândida Alves, Eunice Barbosa, José Machado de Souza, Onésimo Pinto”, enfatizou.
Só para as Gestantes
Além do 0800, as gestantes também podem agendar suas consultas pela plataforma AjuInteligente, na qual a paciente responde um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica. Para agendar de modo virtual, a gestante deve acessar o site https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br e seguir o passo a passo: Serviço > Solicitar > Pessoa física > Cidadão > Solicitação > SMS > Agendamento de gestante.

 

Fonte: PMA 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais