Maternidade Lourdes Nogueira passa a funcionar a partir de hoje

Essa é a primeira unidade materno-infantil da rede municipal da capital sergipana. (Foto: Marcelle Cristinne/PMA)

A Maternidade Lourdes Nogueira localizada no Bairro 17 de Março inicia seu funcionamento nesta segunda-feira, 17. A inauguração aconteceu na última sexta-feira, 14. Essa é a primeira unidade materno-infantil da rede municipal da capital sergipana.

A unidade vai atender além de gestantes e bebês, a população LGBTQIAPN+ e as mulheres vítimas de violência sexual, garantindo suporte, inclusive, emocional.

Altamente equipada para realizar partos humanizados, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira promove atendimento integrado na rede municipal, assegurando, às gestantes assistidas pela Rede de Atenção Primária, o acompanhamento gestacional completo, desde as consultas de pré-natal, à realização de exames, parto e ao acolhimento pós-parto, respeitando, sobretudo, a vontade e a necessidade da mulher.

Esse mesmo olhar integral é dedicado também às pessoas em alguma situação de vulnerabilidade, seja da população LGBTQIAPN+ ou mulheres vítimas de violência sexual, público que necessita de acolhida especializada.

Serviços
A nova maternidade disponibiliza atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal; atendimento de urgência com observação de até 24 horas; consultas com profissionais da atenção especializada; diagnóstico por teste rápido; exames de patologia clínica; exames radiológicos; ultrassonografia obstétrica; ultrassonografia com doppler; eletrocardiograma e tococardiografia ante-parto.

“Na parte de urgência, a maternidade é porta aberta, o que chamamos de pronto-atendimento, ou seja, a mulher chega e passa por uma triagem de classificação de risco, e a enfermeira vai verificar qual a situação da gestante e vai encaminhar para o médico obstetra avaliar. Nesse estágio, caso haja necessidade de alguma medicação, a mulher vai para a sala de observação. Em caso de parto, a gestante será encaminhada para a internação. Já na emergência neonatal, o bebê, até os 28 dias, recebemos e internamos na UTI Neo”, destaca a diretora da maternidade, Ieda França.

Na unidade, as pessoas vítimas de violência sexual e o público LGBTQIAPN+ contam com acolhimento especializado. “Nesses casos, temos uma equipe multi de assistente social, psicólogo e enfermeira que vai fazer o primeiro atendimento, a escuta, e é nessa escuta que a pessoa será referenciada e qual atendimento ideal para ser realizado”, ressalta a diretora que salienta, ainda, outros importantes serviços. “Temos, também, o banco de leite, para coleta de leite que será destinado aos bebês que estão na UTI, e, a sala de vacina, esta que funciona de segunda a sábado, até as 19h, onde o bebê já sai vacinado”, complementa.

Cartório

Na maternidade, numa parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju estruturou um cartório para o registro civil de bebês. Gratuito, este serviço, assim como os demais ofertados pela unidade, já está em funcionamento, o que garante ao recém-nascido já sair da maternidade com certidão de nascimento, CPF e cartão SU­­S.

O serviço de registro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. Para ter acesso, basta apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e a Declaração de Nascido Vivo.

*Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais