Maternidade promove ação em prol do Banco de Leite Marly Sarney

Objetivo foi divulgar a importância da doação e do aleitamento para que o estoque seja melhorado.(Foto: SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), através do projeto Doulas da Amamentação realizou nesta quarta-feira, 15, uma ação de orientação e divulgação da importância da doação de leite humano, e da necessidade da coleta de frascos, para a boa promoção da política de aleitamento materno. O objetivo da ação, segundo a enfermeira Magda Dória, foi divulgar a importância da doação e do aleitamento para que o estoque seja melhorado.

“Passamos por toda a maternidade, setores administrativos, assistenciais e setores críticos como o complexo UTI, juntamente com os gerentes responsáveis de cada setor”, disse Magda juntamente com a Doula Anita Aguiar. Ela observou que para estocar o leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel. “Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. O processo evita que o leite não perca os seus nutrientes, não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico”, certificou Magda.

À tarde, a equipe do Banco de Leite Humano realizou uma gincana com os estudantes das universidades dos cursos de enfermagem, medicina, fisioterapia e psicologia, que estavam presentes na unidade. “Essa atividade teve como intuito a captação dos frascos de vidro para armazenar o leite humano. Os estagiários fizeram um ‘quis’ sobre mitos e verdades da amamentação e divulgaram a doação de leite humano”, observou a gerente do BLH.

Apesar do projeto, Magda quis ressaltar que o leite materno é o melhor alimento e que infelizmente cada vez mais mulheres estão deixando de amamentar. De acordo com a Doula Yasmim Santos, um grupo de Doulas passou pela ala verde falando sobre o Dia da Doação do Leite Materno, que acontece no próximo 19 de maio, e sobre a importância dessa doação. “Muitas mães já conheciam o trabalho de manejo e comentaram sobre o ótimo trabalho das Doulas desenvolvido na MNSL”, ressaltou Yasmim.

“Fomos bem receptivas, além de falar sobre a importância do aleitamento materno e da doação, esclarecemos as dúvidas das mães, foi uma excelente experiência. ”A Doula Isabela Resende, responsável pela Ala Verde, disse que o estoque de leite materno se encontra baixo e há necessidade de leite para nutrir os bebês que nascem na MNSL, classificada como maternidade de alto risco. A unidade de saúde é porta aberta e atende pacientes de vários Estados.

DADOS

O Relatório Gerencial do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Em 2018 foram beneficiadas 1.738 crianças, com 797 doadoras. “Precisamos captar novas doadoras. A voluntária pode fazer a doação em sua própria casa, não sendo necessário se locomover até a maternidade”, informou a enfermeira e gerente do banco de leite, Magda Dória.

“O programa de doação pede a colaboração de todas as mulheres saudáveis que desejem ajudar o próximo. Doar é uma forma de salvar vidas. Para entrar nesse voluntariado, basta manter contato com o BLH  através do numero (79) 3218-9403 e manifestar a intenção de colaborar”, disse Magda Dória.

O BLH é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite. Segundo Magda, a Rede de Banco Estadual agrega o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, O Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel.

Contato –  Banco de Leite Humano Marly Sarney: Rua Variante Dois. Bairro Capucho. Aracaju (SE). Telefone (79) 3218-9403.Email blhumano.mhfb@saude.se.gov.br. Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE).

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais