Banco de Leite Humano Marly Sarney está a procura de novas doadoras

Banco procura novas doadoras para suprir necessidades de crianças da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. (Foto: Ascom/SES)

Precisando de doações para suprir o estoque de leite materno, o Banco de Leite Humano Marly Sarney, localizado em Aracaju, está a procura de novas doadoras. O banco recebe cerca de quatro litros diários de leite, mas necessita de no mínimo, 10 litros para  amamentar os bebê nascidos na Maternidade Nossa Senhora Senhora de Lourdes (MNSL). Pelo menos, mais de 40 crianças da maternidade são assistidas pelo leite materno doado.

Como explica a nutricionista do Banco de Leite Humano, Miriam Duarte, o leite é necessário principalmente para os bebês prematuros. “O leite materno é a primeira alimentação do bebê e é importante pra trazer os nutrientes que a criança precisa. Principalmente para os bebês prematuros, que se encontram hoje na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, são os que mais precisam do Banco de Leite Humano. A gente trabalha com doações de mulheres que tem excesso de leite materno. Aquelas que estão amamentando e que tem uma sobra e que pode ser doado para crianças que estão internadas”, explica Miriam.

O Banco de Leite Humano tem tentado aumentar a oferta de leite disponível, mas as doações ultimamente tem sido baixas. Segundo Miriam, para virar doadora, é preciso fazer um cadastro e apresentar exames do pré-natal. “Se a mulher verificar que está com essa sobra, pode entrar em contato com a gente no telefone 3226-6301. A gente vai fazer um cadastro, vai verificar realmente se há uma sobra e fazer uma entrevista com ela. A gente pede alguns exames feitos durante o pré-Natal e a partir daí a médica irá avaliar os exames”, diz Miriam. Os frascos para a doação também são fornecidos pelo banco. O leite poderá ser coletado no Banco de Leite ou na casa da pessoa doadora.

As mulheres que não são doadoras também podem procurar o banco para buscar a orientação devida no processo de amamentação. “O Banco de Leite Humano está à disposição para auxiliar na amamentação. As mulheres que não são doadoras e tem dificuldade de amamentar, vai até ao Banco de Leite e a gente faz a orientação. É importante que essas mulheres que tem dificuldade de amentar, procurem o Banco de Leite Marly Sarney”, completa Miriam.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais