Médico esclarece dúvidas sobre a menstruação

Ginecologista tira algumas dúvidas sobre o assunto (Foto: Portal Infonet)

A menstruação, processo tão comum na vida das mulheres, ainda é um tema cercado de mitos e dúvidas. Muitas vezes por vergonha, pacientes deixam de questionar seus médicos sobre o assunto. Por isso, o Portal Infonet consultou o ginecologista George Macedo e perguntou sobre algumas interrogações que pairam na mente feminina. Confira!

Portal Infonet – O que é a menstruação?

George Macedo – A menstruação é um processo fisiológico do organismo da mulher. Desde a primeira menstruação – chamada de menarca – o organismo se prepara para que a mulher possa conceber [engravidar]. Esse processo ocorre durante a puberdade, por volta dos 12 anos. Algumas mulheres antecipam um pouco e outras demoram mais. Nesse processo, o endométrio é preparado para gravidez. Não tendo a gravidez, ele desmancha e ocorre a menstruação.

Infonet – Todas as mulheres sentem cólica?

GM – Nem todas. As cólicas suportáveis são naturais da menstruação. Entretanto, é necessário tratar uma patologia chamada endometriose, que acomete entre 10% e 15% das mulheres e é caracterizada por dores fortes. “Quando ela não é descoberta no começo, a mulher sofre dores insuportáveis e a chance de desenvolver infertilidade é muito grande. Mas há tratamento para a endometriose, podendo ser evitada, se descoberta no início, ou mesmo tratada.

Infonet – É possível engravidar menstruada?

GM – Não. Mulheres menstruadas não engravidam porque o óvulo da mulher só permanece vivo para ser concebido durante 24h, durante o período fértil.

Infonet – Grávidas menstruam?

GM – Não. A gravidez é caracterizada por uma ausência de menstruação. A mulher grávida pode ter perda líquido e sangue, natural no primeiro trimestre da gravidez, mas isso não caracteriza uma menstruação. Um profissional vai orientar a paciente sobre como proceder em relação a esse sangramento.

Cada mulher tem um ciclo menstrual, explica o médico (Foto: Freepik)

Infonet  – Mulheres com muita convivência menstruam simultaneamente?

GM – Cada mulher tem um ciclo natural. O que pode influenciar a menstruação [fora do ciclo] é o sistema nervoso, caso a mulher tenha alteração nas emoções. Uma contrariedade, por exemplo, faz com que o sistema nervoso capte essa emoção, estimule o hipotálamo, que por sua vez estimula a hipófise, e em consequência, os ovários, e aí acontece a menstruação.

Infonet – Absorventes internos são proibidos para mulheres virgens?

GM – Não porque eles não chegam a rompar o hímen. Mas só devem ser usados em casos de necessidade.

Infonet – É errado praticar exercícios físicos durante a menstruação?

GM – Não, de forma alguma.

Infonet – As relações sexuais são mais prazerosas durante a menstruação?

GM – Não. O período que a mulher tem mais vontade de fazer sexo é durante o período fértil, quando a menstruação já passou e ela está ovulando.

Infonet – Ter relações sexuais nesse período aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)?

Sim. No período menstrual, o cólo do útero se abre para que a menstruação aconteça. Assim, o contato durante a relação sexual pode ocasionar DSTs mais facilmente.

O médico ainda reforçou sobre a importância da educação sexual em escolas e sobre a importância de cada indivíduo conhecer seu próprio corpo na busca por entender como ele funciona. “Estamos carentes de educadores que falem sobre sexualidade, que é um assunto muito importante na vida de cada pessoa para que não aconteçam problemas dentro da sua vida em sociedade”, finalizou.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais