Meningite: movimento em posto diminui com informação

Procura diminuiu no Sinhazinha (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As mortes causadas pela meningite em Sergipe deixaram a população em alerta. Nas últimas semanas, a procura por modos de prevenção nos postos de saúde cresceu – na última quarta, 15, entretanto, um movimento mais tranquilo já podia ser percebido.

“Teve uma maior procura, mas por esses dias acalmou mais”, disse Maria Alice Amaral, gerente da Unidade de Saúde Dona Sinhazinha, localizada no bairro Grageru, na capital.  De acordo com ela, a menor busca pela vacinação é justificada pela maior informação sobre ela: apenas crianças com menos de um ano têm direito à imunização gratuita.

A gratuidade da vacina meningocócica C para essa faixa etária é garantida desde 2011 pelo Ministério da Saúde, quando crianças com até dois anos também puderam ser inoculadas através da rede pública. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), todos correm risco de contágio, mas a probabilidade de se contrair meningite é maior nos primeiros anos de vida – especialmente entre o sexto mês e o primeiro ano de idade da criança.

Ainda de acordo com a SES, a vacina também pode ser encontrada na rede privada, mas deve ser encarada como uma opção. “No momento não se justificam as filas nas clínicas particulares, ela pode ser tomada de forma eletiva com tranquilidade”, explicou a assessoria de comunicação do órgão.

Em entrevista ao Portal Infonet, a enfermeira Linda Lourenço, do posto Dona Sinhazinha, ensinou a detectar os principais sintomas da doença meningocócica. Primeiramente, vem a febre alta; em seguida podem ocorrer crises de vômito, rigidez da nuca e moleza no corpo. “Quando tem rigidez na nuca a doença está em estágio avançado”, explicou Lourenço.

Dados

Com o falecimento de mais uma vítima da meningite ocorrida na tarde da última quarta-feira, 15, o número de óbitos causados pela doença em 2012 subiu para seis. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, isso já representa mais da metade do total de casos registrados em 2011, quando 11 pessoas morreram desse mal.

De 2007 a 2011, os anos com as maiores taxas de mortalidade foram 2007 e 2009: em ambos a meningite vitimou 15 infectados. Nesse período de cinco anos, foram 58 os falecimentos decorrentes da meningite – a Vigilância Epidemiológica registrou 342 pessoas infectadas em Sergipe.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais