Método canguru: tutores de maternidade receberão capacitação

O evento acontece no auditório da unidade das 7h às 13h, com uma carga horária de 30 horas (Foto Flávia Pacheco)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), realizará nos próximos dias 9, 10 e 11 de setembro, o Curso de Sensibilização Para o Seguimento Canguru na Atenção Primária.

O evento será realizado no auditório da MNSL, com carga horária de 24h e certificado fornecido pelo Ministério da Saúde (MS). Participarão do acontecimento tutores nacionais e estaduais da própria Instituição. A maternidade é referência estadual do Método Canguru, concorrendo a referência nacional por conta das atividades nela desenvolvida.
“Somos o maior Canguru concentrado no Brasil, com muitos números de leitos Canguru em um único lugar. Atualmente, a MNSL possui 27 leitos Canguru cadastrados no MS, com capacidade e necessidade para 34”, disse a Referência de Gestão Rede Materno Infantil Saúde da Criança, Helga Muller Mengel.
Ela atentou que o Estado de Sergipe precisa entender a importância que o método tem para a atenção primária e  para o cuidado com o prematuro, promovendo um resgate para que o mesmo possa se restabelecer com mais saúde. “Serão três dias de curso intenso, onde os participantes serão sensibilizados e irão aprender todas as técnicas que o método oferta. 22 profissionais da atenção primária se tornarão parceiros, facilitadores e tutores do método canguru”, ressaltou Helga.
Sensibilizar
“A ideia é que seja realizado um curso de sensibilização do Método Canguru a cada ano e que possamos formar 30 tutores a cada ano, e cada tutor vai formar outros facilitadores, que vão formar outros facilitadores. Esses tutores são multiprofissionais, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais que podem ser formados no curso de sensibilizadores e tutores do Método Canguru”, explicou Helga. Ela atentou que quem já é tutor vai trabalhar como facilitador para formar novos tutores.
“Nós ofertamos 22 vagas na atenção primária e dividimos entre as sete regiões.  Ficam três para cada sede de região, nas cidade de: Própria, Glória, Estância, Itabaiana, Socorro e Aracaju, tendo cada sede de região formado seus tutores vamos fazer um cronograma junto da atenção primária para que possamos ao longo de quatro anos, concluir os trabalhos”, observou Helga Müller.
Atualmente a MNSL tem 27 leitos canguru  cadastrados no Ministério da Saúde com uma capacidade e necessidade para 34.
Pele a pele
O Método Canguru é voltado para o cuidado humanizado, visando o reforço do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê através do contato pele a pele, o estímulo ao aleitamento materno e o melhor amparo ao recém-nascido.
Fonte: SES
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais