MPE apura denúncias de irregularidades no HUSE

População merece o melhor atendimento (Fotos: Portal Infonet)

Devido ao número de denúncias sobre irregularidade no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a promotora de Justiça Euza Missano, da promotoria da saúde do Ministério Público Estadual (MPE), esteve no hospital para apurar as denúncias.
A promotora percorreu as dependências do Pronto Socorro (PS) e pode constatar que apenas um, dos seis elevadores existentes na unidade, estava funcionando. A denúncia partiu dos parentes de pacientes que aguadavam por atendimento e realização de exames.

Segundo informações, a máquina de RX estava quebrada, uma vez que a película para impressão de grande proporção estava em falta. Conforme constatou a promotora Euza Missano, os pacientes estavam amontoados porque precisavam realizar o exame de RX, mas como faltava película para o funcionamento do equipamento, os pacientes se amontoavam, superlotando, assim, o Pronto Socorro.

Segundo a promotora, o MPE já entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o estado por conta das irregularidades no HUSE. Contudo, segundo ela, o abastecimento dos insumos e medicamentos necessários, já foi restabelecido. “Já tivemos contato com a administração técnica e um dos elevadores já está em funcionamento. Portanto, a situação foi normalizada. Os usuários podem ficar tranquilos quanto a isso. Mesmo assim, vamos informar às autoridades julgadoras sobre a situação. Observamos que nos elevadores não tem ascensorista, mas o hospital disse que vai disponibilizar. Todo o hospital será abastecido até a sexta feira”, disse a promotora.

O almoxarifado está completo. Não falta nenhum item (Foto: Portal Infonet)

Sobre a superlotação no PS, a promotora voltou a afirmar que mesmo com a superlotação o cidadão merece ser bem atendido. “O hospital é de grande porte e atende a toda população sergipana. Nunca vai deixar de ser superlotada, mas o paciente tem que ser dignamente atendido. Pouco importa se está superlotado ou não. O MPE vai realizar as visitas sempre que for necessário e o cidadão deve nos procurar para denunciar”, ressalta.

Justificativa

A diretora técnica e clínica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Lycia Diniz, garantiu que o elevador já foi consertado e que os pacientes não ficaram desassistidos. Sobre a superlotação dos pacientes do pronto socorro, ela explicou que foi em decorrência da falta de película, mas que o problema também foi resolvido. “Já foram feitos todos os exames nos pacientes que aguardavam pelo procedimento. Quando o elevador ficou pronto, os médicos foram dando alta”, afirmou Lycia ao garantir que todos os fornecedores forma pagos e que já começaram a fornecer os insumos.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais