MS envia a Sergipe mais de 200 mil doses de vacina contra a gripe

(Foto: SES)

Sergipe recebeu nesta quarta-feira, 6, 212 mil doses de vacina contra a gripe. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde e campanha de vacinação será antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir da próxima segunda-feira, 11, ocorrerá a distribuição gradativa para os municípios, que poderão iniciar a vacinação da população. Em Sergipe, a estimativa é que 791.483 pessoas sejam imunizadas.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, explicou que a antecipação da vacinação funciona como uma medida de prevenção antes de começar a aumentar o número de casos de gripe e de doenças respiratórias.  “O quantitativo recebido representa 27% das doses para a população prioritária. Após receber essas vacinas, a gente faz a separação, a organização e a distribuição para todos os municípios. Desta forma, os municípios vão estar aptos, a partir do momento que receberem os imunizantes, a iniciar a aplicação nessas populações alvo”, explicou o diretor.

As vacinas serão destinadas para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

O diretor de Vigilância em Saúde reforça que a SES aguarda Nota Técnica do Ministério da Saúde com informações sobre a divisão do público-alvo em blocos. “Geralmente, a campanha é dividida em três blocos, sendo iniciada por crianças, idosos e os profissionais de saúde. Mas ainda estamos esperando esse detalhamento, que falta ser entregue pelo ministério”, relatou Marco Aurélio.

Vale ressaltar que crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais