Municípios de Sergipe farão o Dia D de mobilização contra a dengue

As ações de combate ao  mosquito Aedes aegypti já vêm sendo reforçadas no estado  (Fotos: Ascom/SES e municípios)

A fim de conscientizar a população sobre o combate à transmissão da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio dos municípios sergipanos, têm desenvolvido diversas ações para o controle do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas realizadas estão roda de conversa com estudantes para orientações, mobilizações de limpeza em municípios e em zonas rurais. Pensando nisso, neste sábado, 2, ocorrerá o Dia D de mobilização contra a dengue nos 75 municípios sergipanos.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, explicou que é necessário mobilizar ao máximo nessa fase de alerta em relação à epidemia da dengue. “É sempre oportuno trabalhar junto aos alunos, para difundir, divulgar as ações de prevenção. As escolas são um ambiente propício para que ocorra o aprendizado nesse enfrentamento que envolve a dengue, que é uma doença que nos aflige há muito tempo, e que neste primeiro momento se faz necessário um alerta especial, diante das epidemias que vêm ocorrendo em outros estados. Além disso, essa ação junto aos municípios faz com que a gente passe por esse momento de uma forma mais adequada”, frisou o secretário

Além da ação em Aracaju, os municípios de Lagarto, Itabaiana, Propriá, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Feira Nova, Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, São Francisco, Pirambu, Cumbe, Carmópolis, Salgado, Estância, entre outros, realizaram capacitações e mobilizações de limpeza com os agentes comunitários de saúde, promovendo rodas de conversa com informações relevantes para enfrentamento das arboviroses

De acordo com a gerente de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, boa parte dos municípios aderiram ao chamamento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Segundo ela, a mobilização é uma ação efetiva para conscientizar a população. “É um momento crucial, porque antecede o período de maior risco da transmissão da doença aqui no nosso estado. Outros que ainda não fizeram irão desenvolver ações posteriormente, em dias posteriores ao dia 2, mas o que importa é realmente mobilizar e sensibilizar a população para o trabalho no controle do Aedes aegypti ”, destacou Sidney.

O combate do mosquito também foi realizado na zona rural. Em alguns municípios, por meio do Laboratório Central de Sergipe (Lacen), foi feita a colocação de armadilhas, conhecidas como ovitrampas, em quarteirões previamente sorteados no Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), onde os índices foram baixos. Todos os municípios com altos índices já passaram por essa ação preventiva.

Ação de prevenção

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, foram feitas rodas de conversa e ação de mobilização contra a dengue em uma escola de Aracaju. De acordo com a coordenadora do colégio, Ana Luíza, a intenção de levar as rodas de conversa entre as crianças é fazer com que os alunos se tornem multiplicadores de conhecimento. “A dengue está aqui há muitos anos, e o que faz com que ela surja é a falta de cuidado das famílias; o principal foco de dengue é dentro das próprias residências. Pensamos em uma forma de conscientizar os nossos alunos a cuidarem da própria casa, a fim de que eles também ajudem a cuidar da vizinhança, para que esse mosquito não se prolifere, porque temos várias consequências terríveis na saúde, não só em relação à dengue, mas também a  zika e a chikungunya”, frisou a coordenadora.

A estudante Melissa Resende Pagano, de 11 anos, adorou conhecer mais sobre a forma de proliferação do mosquito para, assim, evitá-la. “Considero uma ação bem importante para que as pessoas comecem a saber o risco que a dengue traz. Eu fico bastante preocupada, porque eu tenho muitos familiares com idade avançada que são mais frágeis de saúde, e contrair a dengue, no caso deles, é bem perigoso. Por isso, quando me reúno com amigas minhas, eu saio pelo quintal de casa e pela rua colhendo o que pode se tornar um foco de dengue”, disse a aluna.

 

Fonte: Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais