Nova etapa de testagem da Covid-19 é iniciada em bairros de Aracaju

Testes começaram a ser aplicados nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/UFS)

Cerca de 10 equipes de saúde da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), deram início nesta segunda-feira a mais uma etapa de testagem para a Covid-19. O trabalho buscar identificar, prioriatariamente, a prevalência do vírus e sua disseminação na população de Aracaju, com a realização de testes rápidos em pessoas com diferentes faixas de idade e de forma avulsa.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju, Taise Cavalcante, serão cerca de 400 testes disponíveis que serão aplicados pelos bairros da capital até esta terça-feira, 28, com os resultados na hora. “Aquela pessoa que tiver o teste positivado para o vírus, nós recolheremos e levaremos para análise para um novo teste”, explica.

Além de Aracaju, outros 14 municípios estão envolvidos nesta nova etapa do Projeto EpiSergipe. O município de Laranjeiras, por exemplo, também iniciou a testagem nesta segunda-feira. O coordenador do projeto, professor Adriano Araújo, explicou que nesta nova etapa haverá novidades. “A diferença dela para as outras é que, além das testagens e do mapeamento da prevalência do vírus, também serão avaliados os impactos socioeconômicos e de vulnerabilidade. Outra diferença é que essa pesquisa envolverá 15 municípios em três fases. Serão 380 testes rápidos na primeira fase, depois de 30 dias retornamos aos municípios, para mais 380 testes e depois de mais 30 dias mais 380, concluindo a terceira fase”, explica.

Aracaju já registrou, até o momento, 26.819 casos da Covid-19 e 510 óbitos.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais