Veja dicas de cuidados com alimentação e hidratação no Carnaval

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O carnaval já se aproxima e além da preocupação com as fantasias e acessórios que serão usados durante a folia, o cuidado com a hidratação e alimentação de quem vai aproveitar os quatro dias de muita diversão deve ser redobrado, pois o esforço é intenso e exige muito das condições físicas do folião. A referência técnica em nutrição do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sieune Roberta Araújo, faz algumas recomendações para que a folia não acabe mais cedo, evitando problemas gastrointestinais, além da desidratação.

“As pessoas devem lembrar que são quatro dias seguidos de festa, noites mal dormidas, alimentação fora do horário habitual e, para muitos, o excesso de bebida alcoólica. Por isso, alguns cuidados devem ser adotados para aproveitar a festa com saúde e disposição para o dia seguinte. Muita fruta, hidratação reforçada, alimentação leve e moderação no consumo de álcool são dicas importantes para que o folião aproveite a festa sem comprometer a saúde”, ressaltou.

A nutricionista dá dicas de como fazer uma boa hidratação e alimentação sem excesso durante os dias de festa. “A hidratação é muito importante com água, sucos de fruta, água de coco e isotônicos, tudo isso evitará a conhecida ressaca do dia seguinte. Opte por alimentação saudável e evite o máximo lanches de rua e sem a devida refrigeração ou acondicionamento, isso pode causar uma infecção alimentar e deixar o folião de cama por uns três dias. Antes de cair na folia, invista em casa num bom sanduíche natural com frango desfiado, saladas e pão integral, além de frios. Não pule as refeições e durante o almoço prefira alimentos leves, balanceados e saudáveis, para estar bem durante a festa”, explicou.

Ela ressaltou, ainda, que os alimentos ricos em carboidratos são opções ideais para aguentar o pique da festa. “As frutas e as verduras, principalmente nas saladas, garantem os níveis de vitaminas e minerais que o organismo necessita. Seguindo essas dicas, o seu carnaval estará livre de transtornos”, acrescentou.

Acrescentou também que é importante ter todo o cuidado com os alimentos que são comercializados na festa, principalmente a manipulação e a conservação. “É importante ficar atento a temperatura dos alimentos que são comercializados no local da festa, além da conservação de alguns produtos em recipientes adequadas. A higiene de quem comercializa também deve ser observada, uso de luva e touca é importante para evitar o contato com os alimentos no momento em que estiver servindo e comercializando”, pontuou.

A servidora Rose Santos, gosta do verão e não dispensa os finais de semana na praia. Com a chegada do carnaval, a foliã já se programou para passar as festividades carnavalesca com os amigos e familiares em uma casa na praia. “Pensei em tudo, descansar, dançar, brincar e aproveitar muito esse feriado de carnaval, mas, tudo isso com muita atenção. Gosto de beber com moderação e me hidrato muito com suco de fruta e água de côco para repor a energia. Já me alimento bem com comidas saudáveis, então, no carnaval vou continuar com o mesmo cardápio, repleto de saladas, frutas, verduras, peixe e no churrasco vou preferir carnes sem gordura”, disse.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais